segunda-feira, 21 de abril de 2014

VEM DE ONDE?


Flor da costeira  (Arquivo JRS)
           Quando criança, correndo pelas costeiras, desde o Perequê-mirim até a praia das Toninhas, eu encontrava muitas dessas flores. Elas se dão muito bem naquela terra entre as pedras, entremeadas de caraguatás, manacarus e outras outras espécies resistentes à maresia e ao sol forte. São naturais desse ambiente, tal como a amiga LIIH FIGUEIRÓ, filha desse chão. Por isso não me admiro se, alguém criado nesse espaço, escreva com tanta emoção sobre suas raízes.



Estas ondas que aqui chegam beira mar, recordam minha história entre mar e sonhos...


Um casal e a história era ela negra escrava de sinhô, passeava a beira – mar recordando sua terra, sua origem, África de homens bravos guerreiros de luz e de paz que por aqui chegaram acorrentados e construíram uma nova história..

Ele vindo da França, branco como nuvem que no céu passeia entre sonhos e lembranças, cada qual em sua etnia.

Conta a história que Giraud conheceu o amor nas praias das terras de Yperoig ,onde marcara suas pegadas , um amor que rompeu preconceitos e estabeleceu esperanças.

A linda negra de olhos amendoados, se encantara com a poesia recitada do seu amor e naquela manhã rompia-se uma distância e o barco da harmonia navegou por longos anos e nas linhas dessa vida fora escrito uma história de amor . O Francês e a Africana se fizeram únicos e para representar este encanto as ondas do mar estiveram presentes.

Tantas histórias de amor foram escritas nestas areias, nessas ondas, pura poesia, doce encanto de um povo.

Sou eu descendente dessa linhagem que escrevo estas poucas linhas para simplesmente mostrar quanto sou feliz por ter nascido meio lá e meio cá, entre o branco e o negro, entre o amor e os encantos , entre tradições e contradições e das vivências deste povo do mar.

Sou desse povo, sou dessa terra, sou caiçara sou contadora de histórias de mares e amores.

POR:LIIH FIGUEIRÓ

Um comentário:

  1. Nossa, que legal !! meus bisavós eram de ubatuba e um deles era da linhagem dos Giraud, gostaria de ver mais postagens sobre essa família.
    Parabéns, o blog é muito interessante!

    ResponderExcluir