sexta-feira, 11 de abril de 2014

COM QUANTOS PAUS...(II)

   
           Dando prosseguimento ao assunto de como fazer a canoa caiçara, desde já agradeço ao pessoal de Paraty que publicou, há quase três décadas esse material, inclusive com lindas ilustrações.

Pesquisador: - O que é desbojar?

Ditinho: - Desbojar é ir tirando a lateral de um lado e de outro. Tirar o bojado da tora pra ela ficar reto dos lados. depois eu vou cavocar dentro, que é pra ficar mais leve. Tirar a maioria da madeira por dentro, tá entendendo? Pra poder virar a tora. Aí eu tenho de dividir bem o centro, pendurar um prumo na proa e um prumo na popa.

P: - Por fora?

D: - De cima pra baixo, assim, peço lado de fora. Bota dois prumos bem no centro. Lá na proa e na popa. E onde der embaixo tem de marcar, sabe? Aqui é pra fazer o fundo. Aí, depois que estiver marcado, nós vamos virar de bruço. Depois que de bruço, eu vou botar o nível de boca pra baixo, no bordo dela,tá entendendo? Pra ver se ela está no mesmo prumo que estava de boca pra cima. Então, deu tudo certinho, aí eu arraso pra fazer o fundo. Tem que ter aqui o que tem ali. Não está acochado nem pra lá nem pra cá.

O objetivo dessa marcação é encontrar os pontos básicos da canoa. Desses pontos sairão todas as demais medidas. A partir deles, traçam-se duas linhas: uma na frente do tronco e outra atrás, que determinarão se a canoa está em prumo. Depois, as linhas de garra e do centro.

P: - Então o senhor põe o nível para poder fazer a parte plana do fundo? E depois?

D: - Depois que arrasar o fundo, que estiver no nível direitinho, então eu vou bater nova linha no fundo. Fazer três linhas.

P: - Para saber o meio do fundo no sentido do comprimento da canoa?

D: - É; e pra medir a largura da garra. Três linhas: uma no centro e uma de cada lado.

A  “garra” é uma saliência para a saída e entrada de água na parte externa da canoa.

P: - Como é que o senhor acha essas linhas laterais?

D: - É por ideia, entende? De acordo com o tamanho da canoa é a largura do fundo.

P: - Quer dizer que, além da garra, ela marca também a largura do fundo?

D: - É isso mesmo. Elas não são retas não. O senhor começa aqui e daí ela fica mais larguinha no meio e volta a apertar no fim. Se a canoa é pequena pode botar no meio uns 15 centímetros; se é bem grande, pode botar até 30 centímetros. Uma canoa bem maior pode botar até 40 centímetros de fundo (e nas pontas uns 5 centímetros).

Ele se refere à parte plana que existe no centro da canoa, na parte de baixo pelo lado de fora.

D: - Depois eu vou fazer o delgado da proa, o boleado da popa, as duas garras. Vou fazer tudo por fora direitinho. E aí no molde está pronta. Aí eu vou tirar um pouco de madeira, dar mais um cavoque por dentro pra ela ficar mais leve. Aí é botar os barrotes: um num caanto, um no outro e outro no meio. Bota bem na boca,paralelo com o bordo. E aí no molde já está pronto. É só fazer a puxada.

P: - O que é a puxada?

D: - É quando a gente leva a canoa pra casa, ou pra beira de um rio, ou pra praia pra poder dar o acabamento. A gente arruma o adjutório, o pitirão (mutirão). Vamos dizer umas 15 pessoas. Compramos uns 5 litros de Coqueiro (cachaça); o senhor toma um golinho, nós tomamos outro e preparamos pra puxar a canoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário