sexta-feira, 18 de abril de 2014

ADEUS, AMIGO!



Um momento do "Ranchinho Caiçara" (Arquivo Júlio C. Mendes)



         Este texto do Júlio é muito comovente porque relembra gente que adotou por um bom tempo a nossa cidade e percebeu o quanto de riqueza existia nessa cultura (caiçara), promovendo eventos e querendo compreendê-la melhor. O Tony e o Ney, sem dúvida alguma, estão entre essa gente. Valeu, Júlio!

       Essa imagem é uma cena no estúdio da Rádio Costa Azul de Ubatuba durante o programa “Ranchinho Caiçara”, que ia ao ar todas as sextas-feiras dos anos de 2005 a 2008. Em primeiro plano está o saudoso folclorista Ney Martins, depois o radialista do programa, Tony Luiz, em seguida vem este que escreve e por fim a figura do caiçara João Barreto.
     Hoje, recebi a notícia através de mensagem do Facebook, posta por Carol, sobre o falecimento de seu pai, o radialista Tony Luiz, falecido no domingo passado, com 53 anos de idade, numa cidade do interior paulista.
      Escrevo essas linhas ainda muito sentido e triste, e passo aqui os meus pêsames aos familiares.
    Tony Luiz foi uma pessoa muito importante na minha vida e acredito que importante também para o povo e para a cultura caiçara, pois ele abriu espaço, deu crédito, valorizou e até defendeu a cultura caiçara através de seu programa, e isso eu digo com certeza e propriedade. Ele fez brotar em muitos caiçaras o orgulho de ser caiçara e após isso, os valores humanos, artísticos e culturais caiçaras foram tomando um maior conhecimento. O programa radiofônico “Ranchinho Caiçara”, por ele comandado, desvendou talentos como João de Souza, João Barreto, eu (modéstia a parte), Dito Fernandes do Puruba, Seu Orlando do Prumirim, Clementino, dona Nena, Bigode, Carlos Rizzo, Eduardo Souza, Sineia, Fátima Souza, José Ronaldo e tantos outros que na forma de cantar, compor, escrever e de contar causos e história, revelaram um acervo muito rico da cultura caiçara, que resultou em alguns livros, CD musical e vídeo.
     Tony Luiz, Ney Martins, caiçaras de coração, a vocês fica aqui a minha gratidão e peço licença para falar em nome do povo, a gratidão do povo caiçara também.


      Obrigado amigos!

FONTE: O GUARUÇÁ

Um comentário:

  1. Parabéns por ser fiel a tradição de um lugar fantástico como UBATUBA QUE MERECE mais atenção de nossos governantes,lindos comentários historias,tudo,sou pintora de telas e estou iniciando pinturas das praias de Ubatuba,preciso de imagens e fico na pesquisa e assim te achei.Obrigada pelos lindos temas que li!Abraço amigo inté!

    ResponderExcluir