domingo, 24 de novembro de 2013

CAMBURY - A LUTA SEGUE





CAMBURY: SEM TERRA E SEM PEIXE, NA UNHA DO ESTADO!


Publicamos excelente documentário produzido pelo Via legal no Cambury. Em pouco mais de 5 (cinco) minutos, descreve o impasse ambiental e a disputa pela posse da área que há muitos anos são o pesadelo dos moradores caiçaras e quilombolas do bairro do Cambury, localizado no Km. 1 da BR 101, divisa de Ubatuba com Paraty, litoral norte de São Paulo. Mostra o cotidiano da roça e do artesanato produzido na comunidade para gerar renda, já que NÃO TEM PEIXE, NEM TERRA PARA PLANTAR.

Os quilombolas vivem há mais de 200 anos no local, desde o tempo da “Toca da Josefa”, escrava que fugiu da escravidão e se escondeu no coração do sertão do Cambury. A briga para conseguir o título da terra começou há mais de uma década e envolve muitos outros aspectos, tais como grilagem, ocupação por moradores de fora, expropriação política, trabalho precarizado, subemprego, falta de saneamento…

OMISSÃO DO ESTADO EMPERRA A VIDA NO CAMBURY

  • Crianças do Cambury têm Pesadelos à Noite por causa  da REPRESSÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA DOS GUARDAS DO PARQUE (POLÍCIA FLORESTAL).

  • Quando haverá a REINTEGRAÇÃO DE POSSE DO CEMITÉRIO DO CAMBURY (construído pelas mãos do Sr. GENÉSIO), INVADIDO PELO CAMPING IPÊ, propriedade privada instalada à beira da praia?

Foi muito bom ouvir a voz de outros quilombolas: Sr. Genésio, Sr. Salustiano. Registramos e reconhecemos que foi uma boa matéria para esclarecer à sociedade as violações de direitos que emperra a vida desses moradores: saúde, educação, terra, trabalho e alimentação digna.

Um comentário:

  1. Parece que o Estado, que deveria gerir o bem-estar de seus cidadãos, mais atrapalha que ajuda.Burocracia e hipocrisia são os males que afligem esse povo esquecido.

    ResponderExcluir