domingo, 3 de novembro de 2013

AQUELE HOMEM...

A minha turma, todos alunos da professora Valda. (Arquivo JRS)

Numa dessas manhãs tranquilas, estando eu sentado juntamente com a família, na Praia do Cruzeiro, a Iperoig dos tupinambás, ao longe avistei alguém que conheço mais de fama do que pessoalmente: Enio Taddei dos Reis. E assim comecei dizendo aos meus: "Sabe aquele homem que vai em direção à barra..."

Justo Arouca, cronista da sociedade ubatubense da segunda metade do século XX, cita, entre outros, o Enio, como um dos idealistas desta cidade (Ubatuba) que despontaram na década de 1960. Naquele momento, na praia, pensei: “Quem diria que vários daqueles jovens que tanto fizeram pela cidade, sobretudo pelo desenvolvimento educacional e esportivo, passariam entre nós de forma tão humilde! A maioria dos habitantes daqui certamente nem sabe das suas atuações em prol da cidade”.

Hoje, nos corredores da maior escola da cidade, o “Capitão Deolindo”, vendo rostos esperançosos, com disposição de aprender bem, mas também testemunhando um monte de atitudes atestando falta de educação, volto ao ano de 1958, por ocasião da instalação do curso ginasial. Diz Arouca:
“Nesse momento a palavra de ordem passou a ser: todos ao Ginásio! Jovens, idosos, principalmente os funcionários públicos, todos! Era preciso aluno para que o ginásio fosse reconhecido o mais breve possível. Inicialmente o alunado somava uns 110 matriculados [...]
Parabéns aos alunos da primeira turma a ter formatura em 1961! Ei-los: Wladinéia Ferreira, Sônia Shimidt, Suely Moreno, Idinéia da Cruz, Hebe da Silva, Anita Nunes e Justo Arouca.

“O Deolindo, como hoje é tratado, então único curso de 2º grau da cidade, ocupou inicialmente o prédio do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva, situado no final da rua Jordão Homem da Costa, às margens do rio grande, atrás das instalações do DER”.

Em 1959 os alunos formaram o primeiro grêmio estudantil da nossa história municipal. Lá estava o Justo, o Enio e vários outros. No ano de 1963, os alunos fizeram o primeiro movimento público pela construção do prédio novo para o ginásio, reunindo-se com a Câmara Municipal, sob a presidência de Ailton Figueiredo, o “Caculé”. Ao som de palavras de ordem, cartazes e tambores, lá se foram os jovens  a fazer a primeira manifestação por melhores condições escolares e de estudos. 

Nesse lagamar, bem cedinho, avistando aquele senhor de cabelos brancos, disse para mim mesmo: “O Enio estava lá!”. Certamente que, como pessoa organizada, ele tem muitas imagens dessa época! E continuei, dizendo aos meus: "Aquele homem..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário