domingo, 26 de junho de 2011

Viva memória

                                Hoje, na pressa do cotidiano, esquecemos muito rapidamente de tudo, inclusive das resistências e de pessoas que nos garantiram o ser que somos e o espaço que temos. Por isso que eu recomendo o vídeo Trindade para os trindadeiros, de Davi Paiva e Silvio Delfim.
                O documentário relata a luta dos moradores dos caiçaras da região da praia da Trindade, em Parati, a cidade vizinha. É emocionante assistir, principalmente porque muitos jovens daqui de Ubatuba (mesmo não estando diretamente envolvidos), por intermédio da jornalista Priscila Siqueira (livro Genocídio caiçara), na época moradora de São Sebastião, se viram convocados a refletirem sobre o que estava ocorrendo e a solidariedade necessária para se afirmar e lutar como uma minoria (caiçara), fazendo valer toda a nossa tradição diante da especulação imobiliária devastadora. Foi quando buscamos redescobrir valores e reafirmar aqueles que pareciam ser de pouca importância. Dessa época está por aí, atuando dentro das possibilidades, uma turma que prova amar o nosso espaço e a nossa cultura.
                Cabe salientar: aqui em Ubatuba, a linha avançada da igreja católica naquele momento histórico foi a grande responsável pelo engajamento de alguns jovens nessa luta. Foi uma teologia da libertação que fez o apelo à luta contra os exploradores do povo. É pena que isso já não se possa afirmar hoje, quando a alienação religiosa se vangloria de produzir pessoas “carismáticas”, capazes de enxergar somente os seus interesses particulares com desculpas de alcançar a recompensa divina, o lugar no céu.
               O blog www.davidtrinda.blogspot.com  é a minha recomendação para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário