![]() |
| Mandioca - Arquivo JRS |
Jorge Galdino, grande companheiro que já nos deixou, nativo do bairro de Itaquera, na capital paulista, sempre foi sensível às causas humanitárias, muito se importou com os sofrimentos alheios fazendo vistas grossas aos seus. Por isso se lançou no mundo, militou na causa operária, brigou nos movimentos populares, fermentou boas sementes para a sociedade. Tornou-se padre. Andou por outras terras onde se sentia mais desafiado a lutar contra as injustiças. Sonhava em ir para a região norte do Brasil, morar nas terras dos Yanomami (porque, na década de 1980, era denunciado ao mundo o massacre contra esses indígenas, pais da cultura da mandioca e de tantas outras). Jorge era grande leitor, vivia por dentro das notícias, tinha um admirável senso crítico. Costumeiramente eu o procurava para me atualizar e ouvir suas considerações a respeito de diversos temas. Como dava satisfação prosear com ele!
Era comum eu e Jorge estarmos juntos, participando de palestras, reuniões, debates em torno das questões sociais. Numa certa ocasião, quando a questão indígena o atormentava, ele me mostrou um texto do bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, dom Pedro Casaldáliga. Lemos e discutimos juntos com outras pessoas. O tempo passou, Jorge faleceu em missão humanitária fora do pais. Dias atrás eu reencontrei o dito texto e faço questão de apresentar agora aos leitores do blog:
Ainda um apelo urgente: Os Yanomami estão morrendo. Em Roraima, de fato, está ocorrendo o mais eficaz genocídio da história brasileira, a extinção cultural e física de 9.900 Yanomami brasileiros, pela invasão de 50.000 garimpeiros e com a omissão cúmplice de todas as autoridades responsáveis, sem que sirva para nada nem a Constituição - nova e não aplicada - nem o clamor universal. A verdadeira ecologia amazônica é, primeiro, a população amazonense: os humanos que habitam esse habitat, a vida humana preservada em meio à preservada natureza.
Eis a face religiosa que eu admiro. Não continua atualíssimo a denúncia do finado bispo? Ele e o saudoso Jorge não estavam certos em lutar contra as injustiças sociais tão defendidas pelas pessoas afinadas com ideologias de direita?

Nenhum comentário:
Postar um comentário