terça-feira, 18 de agosto de 2020

MODA DAQUI, CANTORIA DALI


    
Olha o bonito no muro! Salve o artista! (Arquivo JRS)
            Acordo cedo; desde a madrugada ouço os galos na vizinhança. Me levanto prestando atenção no quintal da minha casa, “um pedaço da Mata Atlântica”, conforme diz a mana Ana, pois aparecem muitos passarinhos. Nem todos se atrevem a cantar. Regular mesmo só a cantoria de sabiá-galinha (laranjeira). De vez em quando parece um trinca-ferro solitário no alto do ipê, um bonito (gaturamo verdadeiro) na jabuticabeira, um arcaide a brigar com a própria imagem no vidro e outros raros esporádicos visitantes. Rolinhas, sanhaços, beijas-flores, mariquitas e pardais fazem festa o tempo todo! Só que, ultimamente, tenho notado mais cantorias e mais espécies diferentes. Então passei a me perguntar o que pode estar acontecendo. Pensei na rotina de uns cinco meses para cá. Apenas duas coisas podem estar resultando nisso: tenho dado mais atenção ao comedouro deles, e, na varanda da cozinha, um aparelho de som está ligado bem discretamente a cada manhã com as músicas que eu gosto. Desconfio que é o que está estimulando a cantoria deles, a permanência por ali. Até o cachorro tem permanecido por perto, sem latido algum, como se estivesse gostando das melodias. Agora, por exemplo, cantam daqui, uma linda moda de viola (Vida no campo), os saudosos irmãos Pena Branca e Xavantinho:

O galo cantou, é de manhã
A barra do dia dourada vem surgindo
Clareou, a passarada acorda fazendo festa
E a natureza sorrindo

A vida no campo é fruta madura
Amizade é coisa pura, é mel no coração
Gado no curral, cuscuz com leite
Café com queijo, eu gosto de um requeijão
Vou lhe falar
Não troco essa vida por nada desse mundo
Não saio desse lugar

            E por aí vai a moda deles. Vale a pena ouvi-la inteira, apreciando a natureza que nos rodeia. Quando   termina a música, permaneço em silêncio. Estou encantado. A cinco metros, empoleirado num galho da laranjeira, um canário continua na cantoria dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário