domingo, 13 de janeiro de 2019

AO GUERREIRO GENÉSIO

Adeus, Genésio (Arquivo JRS)
Estamos chegando, filho. (Arquivo JRS)

            Parece que foi ontem que eu ouvi o Seo Genésio falando da sua história, do povo do Camburi e das lutas pelas melhorias do seu lugar. “Vamos lá, meu filho. Depois da cachoeira é só subir o morro para chegar onde mora o Seo Genésio e Dona Irene. Estamos quase chegando”. Era o ano de 2007. E lá fui eu  e o meu irmão Jairo conduzindo o meu filho Estevan ao Camburi, para conhecer um respeitável líder caiçara: Genésio dos Santos. Depois da acolhida com café e mandioca cozida, fomos à roça. Grande homem ganhando, no mar de capim, as grimpas do morro, de onde se avistava toda a praia. Grande Genésio!

            Genésio da prosa sentado no banco, da foice no ombro morro acima, carregando lenha, carpindo o mandiocal... Genésio, descendente de Josefa, moradora da  toca na mata, a primeira a fugir da escravidão das fazendas.

            Genésio de idas e vindas, sem medo de falar até mesmo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo:

            “Como eu disse lá, eu disse lá para os deputados: Nossos deputados, todos quantos estão nos ouvindo aqui nesta tarde, aqui na Assembleia, que é a casa das leis, escutem aqui, quero fazer uma pergunta para os senhores: Eu, ou os senhores que estão aqui, ocupam um lugar de ser um policial, um sargento, um tenente, um capitão, um major... um comando. E o senhor tem os seus empregados. Então: eles estão para fazer as leis ou desfazer das leis? Eu achava por bem que, eu ocupando um cinturão na minha cintura, o revólver na cinta, uma algema, eu vou trabalhar no clube da lei, no certo da lei; não desfazer da lei. Então foi o que aconteceu no Camburi sobre o Parque, sobre a Reserva. Eu quero falar para os senhores que a Reserva, um Parque, eu, no meu conhecimento, no meu tipo de viver, no meu conhecimento – nada eu sei – mas tem que ser uma reserva para os insetos, para os bichos; a conservação para os animais, de bichos, né? Não pode ter moradores nenhum, não pode ter moradores. Agora eu digo para os senhores: o Camburi tem habitação há mais de trezentos anos. Tenho certeza do que estou falando aqui na mesa: há mais de trezentos anos! Foi reconhecido já, há mais habitação que foi do tempo dos escravos ali no Camburi. Agora pergunto aos senhores: há mais de trezentos anos reconhecido. Agora, lá, o Parque lá, assubiu há quinhentos, trezentos anos? Não. Não".

            Genésio, pescador, agricultor e soldado da Força Pública nos idos distantes. Genésio que viu a estrada (BR- 101 – Rio-Santos) ser aberta, dando espaço para os condomínios fechados, para as mansões que ocupam os morros desde então. Genésio que testemunhou a expulsão de muitos caiçaras de suas posses, que viu as encostas sendo ocupadas desordenadamente e esgotos e lixos ganhando o mar, as praias...

            Genésio de Josefa, de Basílio, de Cristina: noventa e dois anos de luta neste chão caiçara. Genésio: guerreiro da cultura caiçara. Muita força, Dona Irene. Sinto muito pela perda. Com carinho. Zé e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário