quinta-feira, 8 de março de 2018

8 DE MARÇO: 'DITINHA'

 Ao longo do tempo, as mulheres sempre lutaram por seus direitos. Na raiz do Dia Internacional da Mulher estão heroínas e mártires por todas as partes do mundo. A história da 'Ditinha' é mais um capítulo nas conquistas desses direitos e na contribuição da mulher à construção da dignidade humana. Nesta data tão significativa, a escritora Maria Angélica, de São Sebastião, nos brinda com este significativo texto. Parabéns, amiga! Parabéns a essa caiçara dessa ilha tão nossa! Força e sucesso nas lutas!



    
Ilha Bela...Ilha dos Búzios... (Arquivo JRS)
    
Ditinha (Arquivo MAMM)

      Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, minha homenageada é a Benedita Aparecida Leite Costa, a “Ditinha”. Natural da Ilha de Búzios, no arquipélago de Ilhabela, onde mora até hoje, no Porto do Meio; é casada, mãe de dois filhos e já tem um netinho. Essa mulher, que poderia ter uma vida pacata, está à frente da Colônia de Pescadores de Ilhabela, na sua segunda gestão.
     Como presidente da Colônia representa atualmente 200 pescadores, ela que é responsável pela emissão das carteirinhas, autorização para vender o peixe, organiza o defeso. No momento a sua maior preocupação é com o preço e a qualidade do gelo e está tentando maiores descontos no combustível para os barcos.
     Em 2011 conseguiu, através da Casa da Agricultura de São Sebastião e Ilhabela, verba federal para comprar uma lancha Carbrasmar de 22 pés, para trazer o artesanato de bambu produzido atrás da Ilha, para vender às pousadas que fazem casamento de praia na Vila. Esse trajeto, que dura pelo menos uma hora, hoje está facilitando a vida dos moradores de comunidades tradicionais, que encontram no bambu mais uma fonte de renda.
    Para os pescadores de Ilhabela esse é um momento difícil por causa da fiscalização, que costuma ser severa com o pequeno pescador, quando deveria na verdade coibir as grandes traineiras que fazem a pesca de arrasto, essa sim que coloca a produção do pescado em risco.
     Ter à frente da Colônia de Pescadores, uma representante genuína da Cultura Caiçara é motivo de orgulho para todos nós.
        A Colônia de Pescadores “Senador Vergueiro” Z6 de Ilhabela, fica na Rua Dr. Carvalho 150, Vila/Ilhabela – Tel. 3896-2762.
(Fonte: O GUARUÇÁ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário