quarta-feira, 6 de maio de 2015

QUE LEGAL!

Sala da A.S.E.L - década de 1970 Ponta Aguda (Arquivo Ortênsia)

                   Olá, Christiane Gadelha! Olá, Eliseu Mesquita! Sejam bem-vindos ao blog.

                Por esses dias tive o prazer de recordar dos caiçaras do extremo sul de Ubatuba, desde as praias da Figueira, Ponta Aguda, Lagoa, Simão e Saco das Bananas. A responsável pela proeza foi a querida amiga Ortênsia, filha dos saudosos Aristeu Quintino e Odócia, através de fotografias de outros tempos. Ah!  Quando o Eliseu se identificou como morador dessa área até meados da década de 1980, também “viajei” nas minhas vivências por ali. Quanta gente boa eu tive o prazer de conhecer!
                Do Aristeu sempre faço questão de rememorar a sua função de enfermeiro, graças ao incentivo da A.S.E.L (Ação Social Estrela do Litoral), sob inspiração do Frei Pio. Era o responsável pela base dessa entidade na Ponta Aguda, onde tantos caiçaras se sentiam apoiados nas principais necessidades (saúde, educação e alfabetização). Eu, por minhas iniciativas e contatos, pude trabalhar, no começo de 1980, com esse casal maravilhoso. Acompanhei-os aos roçados, às costeiras e proseei muito a respeito de como era a vida naquele lugar. Vivi com eles e muitas histórias escutei nos serões com o pessoal (Gregório, Filhinha, Henrique, Dona Paulina, Zeca, João Araújo...) da Praia da Ponta Aguda.

                O que sinto como urgência desde aquele tempo é a necessidade de demarcar um território que preserve as condições e as características propiciadoras da cultura caiçara. Seria como uma Reserva Caiçara. E aí, novamente insisto: é desde o Canto das Galhetas até a Caçandoca, incluindo a Serra da Lagoa, o Morro da Selinha etc., ainda relativamente em condições bem originais, que vejo como local mais viável desse projeto. É isso um desafio às novas gerações. Assim garantiremos por mais tempo o nosso meio ambiente encantador, capaz de repor nossas energias e de nos dar alegrias sem precisar idolatrar a onda consumista e massificadora da atualidade. Melhor,  sem destruir essa natureza maravilhosa!

Um comentário:

  1. Oi Zé Ronaldo!! Como fico feliz em ver com tamanha alegria fala dos.meus pais e da nossa história. Através di seu blog volto no tempo e mato minha saudade!! Um grande beijo . Lilian Quintino

    ResponderExcluir