quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Da zona de confronto para a outra zona

                O campo de futebol do Perequê-mirim, no local onde hoje está um grande supermercado, era, sobretudo na década de 1970, a atração principal do bairro a cada domingo. O gramado era impecável; as marcações com cal estavam sempre reforçadas. E a torcida vibrava a cada jogo! Muitos amarravam o seu porre ali mesmo. Nisto ficaram famosos: Bambá, Zé Barrigudo, Tadeu, Bimba, Dito Preto, Rosa Louca, Satanás, Sapato Branco, Nerso, Bicudo, Caninha, João Cabral, Carpinteiro, Agenor, Fialho e tantos outros.
                Com essa turma e mais alguns agregados, marcaram uma partida de futebol. Zé Barrigudo preparou a bola. Foi uma das poucas vezes que vi isto: pedaços de sebo bovino eram derretidos no fogo e esfregados no couro. Logo "a pelota estava rolando" num hilariante embate: a turma corria, andava, tropeçava nas próprias pernas. Alguns “correram” o tempo todo sem saber a qual time defender ou atacar. Nem sei se saiu algum gol. Só sei dizer que a risada era geral.
                A partida chegou ao final por falta de fôlego e por "saudade de mais uma bicadinha" na Barraca do Tião Caçuroba, que ficava ao lado do Muquifo do Miguel Cabral. De repente, mesmo chumbados, alguns casais se dirigiam aos quartinhos. Somente Tião Mortadela, o sóbrio, estava em condições de dizer: “É sempre assim, depois do jogo deixam a zona de confronto e vão para outra zona!”.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Havia dito: HAHAHAHA, Muito bom, professor. No amador, falar em futebol sem dar uma "bicada" na cachaça é difícil. Mas há exceções!
    Obs.: Havia apagado o outro comentário porque esqueci do "exceções".
    Vlw, professor.

    ResponderExcluir