sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O canto da caxaca

(Arquivo Cruvinel)
                Num texto anterior (Coitada da perereca!), citei a importância do canto da caxaca, na cultura caiçara, como sinal anunciador de gravidez. Porque algumas pessoas pediram esclarecimentos, explico agora “essa verdade que faz parte da nossa cultura desde os tempos mais antigos”, conforme dizia a vó Martinha, a parteira. É assim: quando a caxaca (martim pescador) passava emitindo o seu som característico sobre o telhado era sinal, hora de se preparar, porque um bebê estava à caminho naquele lar. E não falhava!
                A mulher, após esse aviso especial, começava a preparar o enxoval: fraldas, alfinetes, talco, cueiro, cobertor, gorro, meias, muitas roupinhas de flanela. Também iniciavam as rezas para que a criança nascesse com muita saúde, fosse protegido por Deus, seguisse a religião etc. Outra preocupação era com o serviço de parto, com os acertos (contatos) com a parteira.             
             Desse modo, a cada novo ser comendo da fartura do mar e dos frutos da roça, assimilando o viver da família e da comunidade, criando a partir das necessidades, a cultura se consolidou com a participação de todos os nascimentos e chegou até aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário