sexta-feira, 15 de março de 2024

TEMPEROS PARA O VIVER

 

Temperos - Arquivo JRS

     Diante de acontecimentos políticos recentes, voltei a pensar no descaso para com a Educação e Cultura. Qual sociedade evolui com ignorância? E retomei a poesia de tempo atrás:


Esta ideia mal resolvida

Essa gente má

Mistura de milicianos

E fanáticos crentes

Cimentados com ignorância

E ruindades em geral,


É, este país vai mal!


      Há muitos fatos que abalam, modificam culturas, podendo até fazer com que desapareçam. Por esses dias, recebendo notícias das posições políticas mais reacionárias no Brasil e no mundo, vou chegando à conclusão que modernidade desaba. É triste perceber que a racionalidade está sofisticando a violência, dando retoques nos requintes de crueldade e, pior, disciplinando os mais fracos para isto: ser contra eles mesmos. O que ocorre é uma alteração da vontade de vida que se encontrava nas culturas originárias. Eu, enquanto pertencente à cultura caiçara, não quero tal modelo de sociedade. Portanto, devo me agarrar às minhas raízes, continuar aprendendo com diversos aspectos da diversidade cultural que me rodeia, me fazer "dono do sim e do não diante da infinita beleza" que é esta Terra, conforme escreveu a filósofa Viviane Mosé. Eu tenho a convicção de que as pessoas amigas, a Educação e a Cultura podem me guiar nesse empenho de preservar a Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário