quarta-feira, 15 de novembro de 2017

FEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - RELATOS (X)

A escola tem um papel importante na nossa formação (Arquivo Ubatuba histórica)

“O LIXO QUE VIRA PAPEL” – Marzi Marques do Valle

               Sou professora do Jardim III, na EMEI  (Escola  Municipal de Educação Infantil) da Estufa I, em Ubatuba. Em janeiro deste ano [1993], após ter participado do Curso de Educação Ambiental realizado pela Fundação Vivendo a Terra, percebi que tinha, através da Educação Ambiental, a oportunidade de realizar um trabalho interdisciplinar ampliando assim os recursos dos quais dispunha como professora. Pondo em prática, desta forma, algumas das ideias que me passaram durante o curso.
               Inicialmente pensei na reciclagem do lixo como um todo, utilizando a sucata como matéria para o desenvolvimento de diversas atividades na pré-escola, recurso com o qual já estava familiarizado. Nesse momento surgiu a primeira dificuldade, que foi pensar no que fazer com o material trazido pelos alunos, porque eles se referiam ao que já estavam trazendo para o trabalho de compostagem orgânica, trabalho do qual eu tinha desistido de fazer, em vista de grande quantidade de alunos, por serem novos para manipular produtos orgânicos e pelos riscos à saúde. Foi a partir daí que resolvi realizar uma atividade com reciclagem de papel, aproveitando as sobras de que dispúnhamos. Estruturei a atividade e me deparei com a necessidade de criar um nome. Assim, nada mais justo do que propor aos próprios alunos que escolhessem um nome, e após uma discussão entre eles, foi sugerido o título “O lixo que vira papel”.
               Definida a estrutura e escolhido o nome para a atividade, iniciamos os trabalhos. Primeiramente era de fundamental importância para o bom desenvolvimento da atividade, e, principalmente para a sua efetividade pedagógica, que fossem apresentados aos alunos a base teórica acerca do tema. Essa fase estava baseada em atividades de discussão e troca de ideias, onde comecei a conversar com a classe sobre a degradação do meio ambiente, o porquê da necessidade da reciclagem do papel para evitar o desmatamento desenfreado, como forma de economia de energia  e matéria prima. Tudo isso com indução, através de algumas perguntas por mim elaboradas. A partir daí, passamos a trabalhar com o processo propriamente dito de reciclagem de papel e, iniciamos as atividades práticas de confecção de papel artesanal. Depois de concluída essa fase, utilizamos o papel produzido para atividades de expressão artística através de registros de desenhos.
               Em função do grande envolvimento e desempenho obtido pela atividade junto aos alunos, firmamos um compromisso de realizar a atividade em uma outra oportunidade, para colocarmos em prática novas ideias e descobrir novidades com muita criatividade.
Conclusão:
               Esta atividade valeu a pena, porque através dela conscientizamos os alunos da importância e necessidade de reciclagem de “lixo”. Também o fato de ter outro professor envolvido ajudou muito, sem contar o prazer de poder passar a experiência para outra pessoa.

Reciclando papel
Material: papel usado; liquidificador; balde; bacia plástica ou tigela; pesos e amido.

Procedimento: 1- Encha o balde com água e coloque o papel picado, deixe de molho por algum tempo e macere o mesmo.   Depois  adicione  uma  colher  de  amido (maisena) para dar liga. 2- centrifugue o material para que ele fique pastoso. 3- Coloque em uma tigela. 4- Introduza a tela na mistura e retire-a com a pasta nivelada. 5- Vire a tela com a pasta em cima de um pano e com outro comece a tirar a água da superfície, pressionando. 6- Retire a tela, os panos e deixe o papel secar ao sol ou em forno moderado. Observação: para se fazer o mesmo trabalho utilizando folhas secas, não é necessário adicionar amido e pode ser feito com folhas aromatizadas para que o papel fique perfumado.

Em tempo: caso de você note algo que esteja ameaçando o nosso meio ambiente em Ubatuba, telefone para a Polícia Militar Ambiental: Fone: 38321397.

Nenhum comentário:

Postar um comentário