segunda-feira, 15 de junho de 2015

A CASA DA VOVÓ

               
Alguns dos meus azulejos (Arquivo JRS)
           Ruth Previati; seja bem-vinda ao coisasdecaicara!

           A casa da vovó era imensa porque eu era pequeno. Naquele tempo quarto era chamado de camarinha, com seus varais onde peças de roupas eram dispostas. Na camarinha maior, perto da cama da Tia Maria, as paredes eram repletas de fotografias em páginas de revistas: eram atores, atrizes, cantoras e cantores que faziam sucesso na época. “Todos tão lindos!”. Na camarinha pequena dormia o Tio João, mas de lá migrou depois da morte do Tio Clemente. “Coitado dele! Ficou muito impressionado! Agora tem medo de dormir sozinho!”. Na terceira camarinha dormia vovô e vovó, em camas separadas de acordo com o costume dos mouros (vovô era de cepa Mesquita). O único guarda roupas da casa, que tinha até espelho na porta, ficava nessa camarinha.
                Na cozinha tudo era maravilhoso: o fogão ornamentado  pelos fiapos de picumã desde as ripas de jiçara, a barrica de farinha de mandioca, a gamela de peixe sapresado, os balaios de peixe seco, a caixa de sal grosso, o caldeirão pendurado no caibro para ficar bem longe das formigas, a grande mesa e seus bancos que nos reunia a cada refeição ou nos momentos da faina da vovó (torrando café, escolhendo feijão na peneira, preparando doce de mamão...), o pilão que sempre transformava milho em pixé, as prateleiras onde, entre poucas peças, tinha destaque as canecas de ágata e dois ou três tigelões de louça, um socador de feijão etc.
                Entre a cozinha e a sala ficava um corredor, onde estavam de pé, encostadas, as esteiras de taboa. Ali também ficavam as roupas de trabalho, as botas de borracha, algumas ferramentas, os balaios de café seco que eram transformados em pó no decorrer do ano. Era um bom lugar para nós brincarmos de esconde-esconde.

                “Que sala tão grande, né mãe?”. Que fantástica aquela sala! Era o único cômodo de piso cimentado; os demais era chão batido. Existia um lampião que tinha camisa acendida por pouco tempo a cada anoitecer. Outra coisa fantástica era um grande rádio de pilha que somente o vovô ligava. Nas madrugadas acordávamos embalado pelas músicas sertanejas de raiz.  Também fazíamos silêncio nos momentos dos noticiários. Na verdade, esse aparelho era bem dizer reverenciado. A antena, capaz de captar até mensagens da Rússia e do Japão pelas ondas curtas, se assemelhava a um varal de arame sobre a cumeeira da casa. Foi naquela época que eu percebi, alertado pelo Tio Marcelino, uns sinais diferentes durante as programações. De acordo com esse tio que apenas passava um mês conosco, porque era funcionário da COSIPA (Companhia Siderúrgica Paulista), na Baixada Santista, aqueles estalos de intensidades diferentes faziam parte de uma mensagem. Era um tal de código Morse. Numa noite ele até decifrou a possível mensagem: “chegando costeira maré seca japonês saquinho manso pescando”.  Eu só pude dizer: “Que maravilha, né titio? Essa gente do estrangeiro inventa cada coisa!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário