sexta-feira, 17 de julho de 2020

RAZÕES ERRADAS, ESCOLHAS CRUÉIS



     
Vai gado...vai...vai...vai.... (Arquivo JRS)
                Ubatuba recebeu e continua recebendo muita gente. Muitos cresceram e nos fizeram crescer; outros pensam que cresceram, mas continuam regredindo. Pior: vão conduzindo sua prole no mesmo rumo. Do Rio Abaixo veio o pessoal do Totonho. São ubatubenses.Eu sou caiçara ubatubano!

                A filha do Totonho do Rio Abaixo, aquela que tem  borboleta tatuada nas costas,  me avistou com máscara e deu uma risadinha, como se desprezasse tal medida perante a pandemia do momento. Em seguida apareceu o seu pai: “Que é isso, Zé? Tá com medo? Eu não preciso disso porque tenho fé em Deus!”. Eu já informei em outra ocasião que esse indivíduo é do tipo, classificado, segundo o presidente,  “terrivelmente evangélico”? Pois é! Por isso que, assim que ele fechou a boca com um sorriso besta, eu questionei: “Ah é, Totonho!?! Então porque você fez campanha para esse bandido, dizendo que o motivo do seu voto e da sua família era pelo fato de ele prometer armas para todos, para a proteção da família? E fica aí, uns dois metros de distância, se quiser falar comigo”.

                Totonho deu uma parada, como se estivesse pensando. Enviesou os olhos, se apoiou na outra perna e falou: “O que uma coisa tem a ver com a outra?”.  Ai eu esculachei: “Você é sem-noção mesmo! Escuta, seu cabeça-gorda: para evitar o contágio do vírus, a fé em Deus basta, mas para proteger a família precisa de arma? Então, que Deus é esse? E tem mais uma coisa, Totonho: foram escolhas burras e cruéis, incluindo a sua, que estão agora castigando mais os pobres. O Brasil está despencando para o fundo do poço por culpa sua e de tantos outros semelhantes, de raciocínio muito raso. A legislação que protegia os mais fragilizados do Estado brasileiro, as leis que garantiam certa proteção aos trabalhadores estão sendo derrubadas. Sabe o que está voltando? As condições de escravidão. Só que agora legalizadas. Assim está bom para você? É burrice e maldade que estão juntas neste quadro horrível. O que vai ser dos nossos filhos e netos? Isto você é capaz de entender?”. E por fim, já virando as costas, concluí: “O jumento que ainda inspira a boiada desdenhava da máscara, mas agora também está usando. Você viu na televisão? Se você segue ele, também deveria se proteger, né?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário