quarta-feira, 16 de outubro de 2019

EM CIMA DA CANGALHA








Imagens de Aiuruoca (Arquivo JRS)



            Dias maravilhosos!

            Eu e minha família passamos uns dias maravilhosos em Aiuruoca, Minas Gerais. Mais especificamente em Cangalha, na propriedade da Lourdes, uma carioca que teve um pai aventureiro há algumas décadas atrás. “O meu pai, não sei o que deu nele ao escutar o nome dessa cidade, pegou a família (eu, minha irmã, minha mãe) e veio parar aqui, na Cangalha [distante, em estrada de terra, quinze quilômetros do centro da cidade]. Era muito barro, em condições precárias, até o jipe tinha dificuldades nos muitos pontos de atoleiros. Na verdade, era caminho de cavalos e outros animais”.

            Cangalha é um lugar na roça, distante de tudo. Pelo que eu ouvi, a proprietária agora está aproveitando melhor a área enorme, herança que lhe coube. Tendo água com fartura, fez um lago enorme; agora está  construindo uma piscina que vai atrair mais visitantes. Tem umas acomodações que aluga para gente que gosta disso, tal como a minha família. Tem muita mata original, inclusive araucárias. Sua reserva de candeias é respeitável. “A candeia fornece um óleo muito cobiçado, tem respeitável valor comercial. Imagine vocês que, uma equipe de uma empresa que trabalha com a extração desse óleo, passou quase seis meses no meu candeal. São muitas árvores. Elas são nativas. Também tenho algumas caixas de abelhas. Agora mesmo estou com um mel especial, da florada de assa-peixe e candeia. É maravilhoso! Vou buscar para vocês experimentarem”. E é mesmo! Tem um leve cheiro de candeia. Só quem conhece o aroma dessa planta pode imaginar um mel assim.

            Nem bem o amanhecer se esboçava, a passarinhada já se encontrava em festa. Os galos se esgoelavam ali por perto. Ao avistar uma réstia de luz, eu ganhava o quintal e os arredores. Flores, pássaros, horta vistosa, galinhas satisfeitas por todos os  lados… Quer despertar de dia melhor que isso? Fui vistoriar umas jabuticabeiras, na esperança de frutas maduras, mas… só tinha verdinhas, crescendo ainda.  Imaginei aqueles galhos daqui a um mês. Pena que vamos estar longe!

            Visitamos outros lugares que recomendamos aos amigos. Vale a pena visitar Aiuruoca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário