quarta-feira, 6 de março de 2019

É ANIVERSÁRIO!


         Com duas obras destas, presentes dos meus filhos, não tem como não começar bem este dia!

Eu (Arte: Maria Eugênia 2019)



Sem título (Arte: Estevan 2019)

    Hoje, 06 de março, é aniversário do blog coisasdecaicara.blogspot.com. Há oito anos estou me esforçando em passar um pouco da nossa cultura caiçara. No momento, a soma é de 1225 postagens. Ou seja, é uma quantidade considerável de textos. Outros números devidamente atualizados neste dia: total de acessos: 273.924. São 166 seguidores. Estou feliz!


               Nesta semana, os acessos estão assim distribuídos: Brasil – 311, Rússia – 23, Estados Unidos – 22, Ucrânia – 9, Indonésia -  6, França – 4, Tailândia – 4, Reino Unido – 3, Portugal – 2, Região desconhecida – 1.


             Os acessos do mês: Brasil – 1434, Estados Unidos – 194, França – 127, Bélgica – 125, Rússia – 36, Portugal – 19, Ucrânia – 13, Reino Unido – 11, Moçambique – 10, Alemanha – 9.

            Fico contente pelos números, mas me alegro mais em imaginar as pessoas de tantos lugares tomando contato com a minha cultura,  sabendo das coisas do meu povo caiçara.

               A cultura caiçara é um caldo cultural, uma mistura de gente que veio de muitos lugares e se adaptou ao meio ambiente daqui. A própria palavra caiçara, de origem tupinambá (os indígenas originários de Yperoig, o primeiro nome da atual cidade de Ubatuba), quer dizer cercado. No caso, nessa cerca natural (tendo o mar de um lado e a serra do outro), se juntaram aos índios todos aqueles que foram chegando a partir do ano 1500. Assim, a nossa herança cultural se assenta no conhecimento, nas expressões dos nativos, dos portugueses, dos negros e dos demais povos que se miscigenaram neste território do litoral brasileiro localizado entre as terras do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Paraná. Este é o chão caiçara!


               
               Confesso que nunca me preocupei numa seleção, nem mesmo provisória, de fatos e causos. Tudo vem muito espontaneamente a partir de um olhar sobre uma fotografia, escutando um comentário, recordando os lugares e as amizades, dando atenção às contribuições dos amigos etc.  São partes da minha vivência, estão na minha raiz, formam o meu alicerce cultural.

                 Eu tenho de agradecer primeiramente à minha família que é grande incentivadora. Devo muito também aos amigos que vão acessando, lendo as postagens, deixando seus comentários e até enviando textos. 

               Neste ano, voltei a pensar em escolher algumas das postagens, solicitar uns trabalhos de artistas e publicar um livro, mas custa caro tal empreitada. E, confesso, ainda não estou podendo encarar isso. É por isso que estou aceitando contribuições espontâneas dos leitores.  Quem sabe tenhamos um livro de fato. Desde já agradeço pela acolhida do apelo. Caso haja interesse, favor entrar em contato no e-mail: ronaldo.jrszero@gmail.com

               Será um inestimável presente de aniversário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário