segunda-feira, 20 de março de 2017

NOVO UBATUBA HOTEL


               
O novo hotel, onde hoje é o Bardolino (Arquivo Ubatuba Antiga)

Onde hoje é o "Calçadão", avistando o Hotel Fellipe (Arquivo Ubatuba Antiga)


           Sempre é pouco falar mais um pouco de Idalina Graça, a primeira caiçara a escrever a respeito de Ubatuba. Agora, recorrendo ao seu teu texto em TERRA TAMOIA, vamos entender a mudança de endereço de seu hotel. Lembramos que, em meados do século XX, Ubatuba, além do Hotel Ubatuba, tinha o Hotel Fellipe como principal concorrente, na Rua Dona Maria Alves, defronte ao supermercado Paulista atual.

               Iríamos mudar para a nossa nova casa, que seria um hotel em miniatura comparado ao grande sobradão que íamos deixar. A nova residência era em frente à Praça de Nossa Senhora de Iperoig. O juiz de nossa cidade nos mandara desocupar o velho casarão, pois, na sua opinião, o prédio estava prestes a ruir. Foi com pesar que me mudei, embora a nova casa fosse prova de meu trabalho conjugado aos esforços do meu marido, que possuía de sobra o senso de economia, qualidade muito apreciada por mim, que não sabia, nem sei cultivá-la.
               Trabalhamos o dia todo: Albino, eu, tia Rita e mais um rapaz que viera para nos ajudar. Não tive tempo de refletir o que estava se passando em mim. Mas, quando meu marido, feliz da vida, retirou a chave da porta do sobradão, não suportei mais e, abraçando-o, desabafei toda a mágoa que sentia, em fortes soluços.
               - Oh! Idalina! Por que você chora? Nós vamos para a nossa casa, que construímos ajudados por Deus, querida, e lá não há lugar para tristezas. Só se é porque Ubatuba está localizada unicamente no hotel, ou você escondeu algum tesouro no jardim...
               Enquanto ele falava, tia Rita sorria, e eu mais soluçava. Por fim parei e olhei, triste, para ambos, Albino e a fiel companheira de onze anos de trabalho e sacrifícios. E ali estavam os dois, sorridentes, a olhar para mim. Como fazê-los compreender a dor que eu sentia se nem eu mesma sabia o porquê dela? Enfim, um último olhar para a palmeira secular, inclinada pelas lutas constantes contra o vento; à farmácia pequenina e branca do Filhinho, mas acolhedora na grandiosidade de sua missão; um adeus à velha e maravilhosa Matriz, e, em desabalada corrida, fugindo ao abraço amigo do meu marido, procurei meu novo lar. Dois dias depois de instalados, vim a conhecer o casal Alvarenga, meu amigo até a data de hoje, que, alguns anos depois, se tornaria o proprietário daquela casa, onde instalei meu novo hotel. [Hoje é o Bardolino, um restaurante].
               No mesmo dia de nossa mudança, foi com indescritível prazer, como a compensar-me da minha tristeza, que recebi, pelo correio da tarde, a quinta carta de Monteiro Lobato.

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário