sábado, 18 de março de 2017

A SOLITÁRIA DE IPEROIG (II)


                   
O primeiro ponto comercial de Idalina e Albino, na esquina do "Teatro" (Arquivo Ubatuba Antiga)


         Por eu sempre ter morado em bairros distantes do centro da cidade, não sou a pessoa indicada para falar de personalidades significativas na vida cultural da cidade. Por isso me aproveito dos escritos dos outros nesse detalhe. Assim, este é o prosseguimento do relato do Seo Filhinho. Algumas vezes tive a felicidade de escutar suas histórias na Praça da Matriz! Na minha adolescência também pude apreciar a amizade que unia esse farmacêutico à Idalina, quando, sentados num banco da mesma praça, onde mantinham seus pontos comerciais, conversavam tranquilamente. 

                   
               Quando o hotel esvaziava – porque raros visitantes procuravam Ubatuba naquele tempo – Idalina lia e escrevia. E escrevendo às ocultas, passava para o papel o rico manancial de sua rica imaginação.
               E quantas vezes, atravessando a praça ia à minha farmácia, que ficava em frente ao hotel, para que eu datilografasse admiráveis páginas literárias, rústicas na forma, mas de conteúdo transbordante de lirismo e poesia.
               - Estou guardando meus escritos – ela me dizia – porque um dia hei de publicá-los.
               E assim aconteceu. Willy Aureli, o sertanista desbravador dos sertões de Goiás e Mato Grosso, o brilhante jornalista paulistano, seu hóspede frequente e seu amigo íntimo e fraterno, rebuscando guloseimas nas prateleiras da cozinha, encontrou seus originais atulhando o repositório de uma lata vazia. Foi, portanto, Willy Aureli quem, burilando-as, levou suas produções às páginas dos jornais da Capital, tornando conhecida aquela que passou a ser denominada “Escritora Iletrada” – a Solitária de Iperoig.
               E nessa condição acercou-se de amigos e admiradores, literatos como ela, entre os quais, além de Willy, destacavam-se Monteiro Lobato, Virgínia Lefevre, Paulo Florençano, Evaldo Dantas, Wladimir Piza, Guisard Filho, Audálio Dantas, Urbano Pereira, Luis Ernesto Kawall, Cesídio Ambrogi, Gentil de Camargo e tantos outros, com os quais manteve estreito e cordial relacionamento.
               Mas a divulgação dos seus escritos e a honrosa plêiade de amigos conquistados não lhe deram plena satisfação. É que a esse tempo seu marido [Albino] apresentava grave infecção num dedo do pé, enfermidade cuja intervenção cirúrgica era inevitável. (...)  Passaram-se meses e Albino faleceu.
               Enviuvando sem descendentes, sentindo-se só, desprendida como sempre, doou seus poucos haveres – sua casa, seus utensílios – aos menos favorecidos, com a preocupação de fazer o bem aos pobres, fracos, desamparados e enfermos, enfim, a todos quantos necessitassem de uma mão amiga ou de uma palavra de consolação.
               Surpreendentemente, com toda essa gama de encargos e preocupações, de trabalhos e sofrimentos, Idalina ainda encontrava momentos para pensar e escrever!
               Com a ajuda de amigos dedicados, entre eles o Mecenas brasileiro, Francisco Matarazzo Sobrinho, editou seu primeiro livro – TERRA TAMOIA -, precisa obra literária, infelizmente esgotada, esperando que amigos remanescentes promovam uma nova edição.

               Posteriormente editou BOM DIA UBATUBA, e dava andamento a uma terceira obra quando a morte traiçoeira veio arrebatá-la do nosso convívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário