quinta-feira, 14 de julho de 2016

QUE TAL SER PROIBIDO DE IR À PRAIA DE FORA?

Não vai lutar por isto? (Arquivo JRS)
... Então também não vai apreciar isto. (Arquivo JRS)

      O amigo Peter continua publicando uns temas desafiadores para nós que valorizamos as belezas naturais, os caminhos tradicionais (Caminhos de Servidão) e somos contra o exclusivismo que alguns pretendem no espaço que é de todos, resultando em enclaves fortificados que, via de regra, despejam seus esgotos por ali mesmo, sem respeito à costeira, aos veios d'água, aos outros seres que compartilham desse meio ambiente litorâneo e aos demais cidadãos.


Que tal ser proibido de ter acesso à Praia de Fora, Praia do Tapiá, Praia do Codóis [Maria Godói] e também ser proibido de pescar em todos os pesqueiros tradicionais da Ponta do Espia? Estão vendendo os pesqueiros: Praia do Tapiá, Costão Quebrado, Cafarnaum, Praia de Fora, Praia do Codóis, Ponta do Meio, Itapeva, Ponta do Espia, Saco do Soldado, Pedra do Cerco, Saco do Espia, Pedra do Arpoador, Saco da Piteira, Saco Grande, Poço Fundo, Cara Pro Mato, Porto Velho, Porto do Antônio Inácio, Pedra da Cadeira, Porto da Idália, Pedra do Morcego, Figueirinha, Porto da Cruz, Os Cafés, Pedra Rachada, Pedra da Laje, fora os do largo. [E as praias da Pixirica e da Xandra? E o Pesqueiro do Migué Firme? E o Canto das Irmãs? E a Grota do Bugio?  E o Corgo da Zefa? E o Arto do Cambucá? E a Tiguera do Formigueiro? E o que farão com o Eito do Bacupari? Etc...etc...etc...]

Aqui: 1- http://www.ubaweb.com/revista/g_mascara.php?grc=34976
2- http://www.ubaweb.com/revista/g_mascara.php?grc=31708

Aqui: http://canoadepau.blogspot.com.br/2013/10/os-perigos-das-trilhas-de-ubatuba.html

Aqui: http://coisasdecaicara.blogspot.com.br/2013/10/dia-de-andar.html

Aqui: 1- http://trekkingnamontanha.blogspot.com.br/2014/01/trilhas-e-praias-da-ponta-da-espia.html

2- https://picasaweb.google.com/116531899108747189520/TrilhasEPraiasNaPontaDaEspiaUbatubaSPDez13

Aqui: 1- http://canoadepau.blogspot.com.br/2013/05/cetesb-sim-sim-sim.html
2- http://canoadepau.blogspot.com.br/2013/09/o-infeliz-destino-de-nossos-parques.html

Aqui: http://www.informarubatuba.com/#!gerco-mapa-consenso-ubatuba-conselho/c17mp

Aqui: https://www.facebook.com/AARCCA/posts/1763301877248195

Estão privatizando os espaços públicos, bens comuns de uso do povo que foram "preservados" à custa de muita injustiça socioambiental para com o povo Caiçara.

"O 'meio ambiente' foi bom sabe pra quem? Pros... pros, cara...  que vieram pra explorá Ubatuba, assim, Caraguatatuba, todo o litoral, é os grileiro. Então isso foi bom. Então o 'meio ambiente' ele foi bom, pelos (para os) grileiros que apareceram. Mas pela classe que sempre respeitaram o 'meio ambiente', eles prejudicaram. Que é os pescador... é os antigo... é o roceiro, é o cara que sempre criou o filho com farinha e palmito... entendeu?" 
(Depoimento de pescador Caiçara, sexagenário, local da Ponta do Espia, anotação de campo em julho de 2016)

Foto: Rafael Santiago
Foto: Rafael Santiago
FONTE: canoadepau.blogspot.com

4 comentários:

  1. Boa José Ronaldo! Precisamos juntar esses nomes tradicionais todos (muitos dos que você citou eu nunca havia ouvido antes) e defender o livre acesso a esses bens de uso comum do povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que a Sociedade Amigos da Enseada e Toninhas não topariam uma briga dessa?

      Excluir
    2. Será que a Sociedade Amigos da Enseada e Toninhas não topariam uma briga dessa?

      Excluir
  2. Novíssimo como morador de Ubatuba, embora desde criança tenha vindo como turista, o que nunca será a mesma coisa, despertou minha curiosidade essa eterna luta, principalmente aqui, de pessoas com atitudes preservacionistas contra os ditos "progressistas". Ora, embora particularmente eu gostaria que tudo em Ubatuba se mantivesse como nos tempos de Cunhambebe, sei também que tal atitude seria impossível nos dias de hoje, a cidade já tem 90 mil habitantes, a maioria de outras regiões e não se pode simplesmente mandar todos de volta - eu incluído - e o crescimento é inevitável, embora deva ser certamente controlado, controladíssimo. Mas não foi para isso que fiz esse comentário, lugar comum. O fato é que achei por acaso, via internet, esse blog do José Ronaldo, um outro - Ubatubense - algumas páginas como InformarUbatuba, onde me inteirei um pouco sobre zoneamento e pude ter uma noção do que acontece e dos costumes da terra caiçara. Mas me parece que vocês são poucas andorinhas no verão por aqui, precisam - talvez até exista e eu não saiba - de um orgão de divulgação que ilustrem a população, os novos moradores como eu o os que já vivem há algum tempo que se engajem e acabem abraçando a causa, mantendo o paraíso, senão intacto dentro de uma situação de convívio entre o desenvolvimento e a preservação, postura que deve ser abraçada pela sociedade, já que no poder público a experiência de vida já me provou que são palavras ao vento. Desculpe José Ronaldo pelo textão, foi o único lugar que achei para expor essa opinião.

    ResponderExcluir