segunda-feira, 13 de julho de 2015

O LADO SUL

A lagoa está cheia (Arquivo JRS)

                A saudosa  Dona Josefa, benzedeira do Itaguá, gostava muito de mim. Eu também a adorava. Só que ela dizia que não gostava do “pessoal do sul”.  Era um sentimento com certa carga preconceituosa, mesmo que ingênuo. Afinal, a minha origem é no sul: eu nasci  na Praia do Sapê.
                “Pessoal do sul”, “gente do sul” era todo mundo que nascia desde o Saco da Ribeira até a divisa com o município vizinho (Caraguatatuba). A fama era de gostar de encrenca, de criar intrigas por pouca coisa, de falar muito, de fazer mexericos etc. Assim, muita gente não queria que filho ou filha se casasse com gente do sul. Hoje em dia ninguém imagina que no passado havia essa forma de discriminação. A estimada Dona Maria, “gente do sul”, casada com o filho da Dona Josefa, desabafava: “Ela fala da gente do sul, que é isso que é aquilo, mas quem está sempre com ela correndo pra uma coisa e pra outra sou eu que nasci no sul, na Praia Dura”. Na realidade, nós já sabemos que não é só o lugar que faz as pessoas. Esta  introdução é só para estimular mais gente a conhecer o lado sul do nosso município de Ubatuba.
                No último final de semana, juntamente com o Estevan, Régis, Mirtes e Zé Roberto, eu fui até a Praia da Lagoa, cuja lagoa agora está num dos pontos mais altos em seu nível de água. É assim: as ondas fortes fecham com muita areia a saída das águas (“fecha a barra”) dos rios da região, possibilitando a formação de uma linda lagoa de milhares de anos. É onde temos um ambiente inigualável: uma restinga com animais e vegetais com características únicas e um mangue soberbo, onde tantos peixes e ostras se criam. Ah! Nesse meio está a ruína de uma grande fazenda de escravos do século XIX. Só precisa tomar cuidado, prestar bem atenção. Dessa vez, bem aos nossos pés estava uma cobra dormindo tranquilamente. A alerta veio do primo Zé Roberto: “Olha ali, perto daquele mato: é jaracuçu do preto”. Pra quem não sabe, é uma das cobras mais venenosas da nossa mata.
                Apesar de notar que a área está sendo desfrutada por esportistas, por trilheiros, por turistas ocasionais e pescadores, também tenho de denunciar a feiura que está o jundu da Praia da Ponta Aguda, onde parece estar se formando uma favela.  Muitas das árvores do acesso que ofereciam sombras para as antigas moradias dos caiçaras foram derrubadas. Até uma casa foi construída sobre a bica d’água que antigamente servia ao uso da saudosa  Dona Paulina, mãe de Acássio,  e de outras famílias caiçaras tão tristemente enxotadas na década de 1980 pelo jagunço "Zé Palmeira". Me parece que na Praia da Lagoa as coisas seguem pelo mesmo caminho. As notícias da Praia do Simão também não são nada animadoras. Somente um outro estatuto em determinados espaços, tal como sonhou o finado Silvário com a Reserva Caiçara Tradicional, poderá redefinir a futuro desse território, das terras da “gente do sul”.

                Para que o amigo Pedro Caetano e outros reflitam comigo: a criação de micro espaços vitais da cultura caiçara poderá ser a chave principal desse momento histórico. Isso vale, inclusive, para a luta de vocês na Praia da Mococa. É o que pode fortalecer a nossa luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário