sábado, 7 de março de 2015

IGARA AÇU

Élvio, Carneirinho, José Ronaldo e Higino (Arquivo JRS)


Igara Açu, a grande canoa  (Arquivo Carneirinho) 


                                O blog te acolhe, MS Alice Santos!


               O Carneirinho tem um impressionante projeto em mente: realizar, na Igara Açu, a viagem pela costa paulista, desde Ubatuba até Cananeia. O motivo? Foi desta cidade, no litoral sul paulista, que há mais de 60 anos, o seu pai saiu em busca de outras oportunidades. Veio parar em Ubatuba. Os detalhes nós aguardamos em um texto preparado pelo dono da canoa e herdeiro dessa história. Por enquanto vamos apreciar a poesia que ele escreveu para participar de uma competição de poesia promovida pela FUNDART, em Ubatuba. Era o Concurso de Poesia Idalina Graça, em 2002.


          Com vocês, Carneiro Xavier e a descrição da ação do escultor de canoa na floresta e a reflexão da árvore, futura canoa.

IGARA AÇU CANOA

No mato embrenhado de cenho cerrado,
De frente ao achado, surpreso, espantado!
Os olhos brilharam e um sorriso brotou.
A vida que é minha a ele foi dada,
No calejo da mão por instante afagada.
Bandos abriguei, muitos acolhi,
Quantos alimentei e também escondi.
De mim tomou posse, findo meu destino.
O machado cortante, o talho fazia...
A cada batida que desferia.
Tirava-me a vida, me enfraquecia.
Ofegante cantava, a seiva escorria e o cavaco subia,
O golpe fatal! Um rangido tirou.
No chão estirada, já desgalhada um suspiro soltou.
De novo o machado!
Com o dedo tirava o suor que escorria.
Por palmo medido a enxó desferia,
Lavrando meu tronco, meu destino fazia.
Aragem constante da noite sombria,
Traga de volta a minha alegria.
Aquele que veio, um novo traçou.
Frondosa que fui, transposta aqui estou.
Mão que esculpe!
Canoa por fim sou.
“Presto aqui, minha homenagem à árvore, ao escultor, à canoa e ao canoeiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário