sábado, 31 de janeiro de 2015

ILHA DO MAR VIRADO

Sol bem cedo  (Arquivo João Ricardo Júnior)



                   Ainda bem que deu tudo certo!
                Há três dias, juntamente com os amigos  Jorge, João e Evalci, tornei a visitar a Ilha do Mar Virado, em Ubatuba.
                A Ilha do Mar Virado faz parte da minha história por parte da mamãe, da Praia da Fortaleza. De lá era a Tia Gaidinha, a minha bisavó -  a segunda esposa do Nhonhô Armiro. De lá era a Maria Barbina, a parteira, mãe do Arcide, do Eugênio Inocêncio e tantos outros. De lá era o João da Varge, o Lourenço da Ilha, o Calixto, a Dulcinéia, o Germano e tantos mais. Lá está a base de novas  gerações que estudam ou estudaram em outras terras distantes, se tornaram profissionais nas áreas de fisioterapia, arquitetura, agronomia etc. (Me refiro aos descendentes da tia Maria do Bernardino).  Daquele lugar, onde tantos umbigos foram enterrados, tem gente por muitos outros países (O Almirinho vive há anos em Singapura. A Dulcinéia tem uma filha na Holanda). De lá saíram tantas pessoas honestas que agora povoam a minha memória. De vez em quando avisto algumas delas e penso: “Será que elas sabem de suas origens, dos nossos antigos vivendo e plantando na Ilha do Mar Virado?”.
                Cresci pescando por ali com o vô Armiro e com o papai. Aquelas lajes são todas conhecidas minhas desde o tempo criança. Por ali eu vi o maior cardume de botos na minha vida! Quantas espadas, cavalas, sargos etc. eu apreciei a partir dali!?! Ali, entre a Ponta da Fortaleza e a Lage de Fora, dei os meus primeiros mergulhos e vi as maravilhas do fundo do mar. Papai me acompanhava bem de perto.
                Os mais velhos, que não moravam na ilha, mas nas adjacências (Fortaleza, Praia da Deserta e do Cedro), até a década de 1950 tinham por lá as suas roças. Atravessam de canoa, faziam os seus ranchos apenas para passar a semana e cuidar da plantação. O motivo? Nas terras do continente as saúvas destruíam tudo. Na ilha não havia tal problema. A tia Maria do Genésio dizia que o único medo era das jubartes, abundantes numa determinada época do ano, quando estavam com crias novas. É que elas, descuidadamente, podiam virar canoas. A vovó Eugênia assim dizia: "Lá morava muita gente, menino! A Folia do Divino levava três dias em cantoria por lá".
                Recentemente, a partir dos estudos nos sambaquis da Ilha do Mar Virado, podemos afirmar que, antes do índios tupinambás, já viviam por aqui outros seres humanos. Os achados (ossos, utensílios...) permitem uma certeza: há mil e duzentos anos atrás tinha gente desfrutando desse pedaço de chão. Então, naquela ilha estiveram os nossos antepassados mais antigos.

                Voltar e dar a volta em torno da Ilha do Mar Virado foi um reviver em partes da minha história! Mesmo que a pescaria prevista não tenha sido a contento, creio que os meus bons companheiros desse dia adoraram a paisagem, a paz e o banho em águas tão límpidas. É isso! Valeu o dia que vivemos juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário