sábado, 12 de agosto de 2023

PROSA NA MANTIQUEIRA

 

Tropa na serra - Arquivo JRS



Ferradura na estrada - Arquivo JRS



     Bem cedo, passando pelo bairro (Barreira – Delfim Moreira), avistei uns homens conversando enquanto aproveitavam os primeiros raios de Sol para se aquecerem. A noite foi fria e a manhã ainda estava embrulhada na cerração da Serra da Mantiqueira. Um deles veio ao meu encontro. Reconheci. Era o José Rodrigues, o “Bacana”, cuja barraca na beira da rodovia tem uma variedade de produtos, uma bica de água maravilhosa e um monte de plaquinhas entremeadas com as curiosas mensagens.

      José Rodrigues é especulador, quer estar informado de tudo. Imagine se não iria querer saber sobre um caiçara convivendo por ali, na Mantiqueira! Nisso que estávamos proseando, vem se aproximando um grupo numeroso de cavaleiros. Fui informado pelo amigo: “É um pessoal que vem de longe, vão para Aparecida. São romeiros. Sempre você vai ver deles passando por esta estrada”. São mais de trinta homens, quase todos envoltos em ponchos e cobertores, máscara de lã e chapéu. O frio era intenso mesmo! Me impressionei vendo tudo aquilo, escutando as ferraduras batendo no asfalto e sendo informado que o grupo é proveniente da cidade de Formiga, distante   mais de 400 quilômetros de Aparecida. Perguntei se depois ele voltariam tudo isso de cavalo. O “Bacana” respondeu: “Não, eles voltam em caminhão”. Pensei: “Ainda bem”. Em seguida o meu novo amigo comentou: “Eu não gosto disso. Na semana passada, um cavaleiro foi preso, também levaram os cavalos. Ele estava bêbado, maltratando os animais, tirando sangue. A polícia levou”.  Me despedi refletindo sobre isso tudo. Mais adiante, estando numa elevação do terreno, escutei um som como se fosse um tilintar. Era uma minúscula tropa carregada de produtos. O homem e seus animais se foram em direção à vila. Não demorou muito para estarem voltando pelo mesmo caminho, já aliviados do peso. Interessante os aspectos culturais de todos os lugares deste país, deste nosso Brasil.


4 comentários:

  1. E como é interessante! Uma diversidade enorme!

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, estimado amigo. A cada dia uma lição.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha de relato, nos transporta para uma outra região diferene da nossa, mas que tem as mesmas pecularidades lindas desse enorme país chamado Brasil

    ResponderExcluir