terça-feira, 2 de agosto de 2022

MULHERES VITORIOSAS

Raquel, Sônia e Regina - Arquivo Rê

Uma pose com o Cacique Altino - Arquivo Rê


No dia 16 de junho, há duas semanas, a líder indígena Sônia Guajajara esteve na aldeia Renascer, no bairro do Corcovado (Ubatuba). A nossa estimada Regina, após a visita, produziu este texto que merece ser conhecido e refletido por mais gente. Olhando a imagem, penso: "Mulheres resistentes e representantes de tantas vitórias e inúmeras perseguições ao longo da nossa história. Só por isso já são vitoriosas!". Gratidão, Rê.

Uma manhã mais que diferente, uma vivência junto a essa gente que tem tanto a nos ensinar com sua Espiritualidade, ancestralidade, sua Cultura.

Sua língua, a qual deveria ser ensinada em nossas escolas como uma das línguas mais importante, são cheias de significados riquíssimos,  sem contar nas palavras que já utilizamos sem sequer saber que é quase tudo Tupi.
Seu modo de plantar e de colher, de dividir o que tem, a coletividade que eles vivem, mas que passa longe de quem não sabe tamanha importância .

Seu modo de viver a vida, a espontaneidade dos curumins, a força, a alegria presente no rosto dos homens das mulheres, dos jovens quando parecem ver que tudo caminha em harmonia entre eles.

Mas, infelizmente, há quem pense ou acredite fortemente que são eles –  os indígenas-, o grande “perigo” da nossa sociedade.  Fingem não querer saber que o maior e grande perigo mesmo, são aqueles que não apoiam a causa indígena e não Respeitam a Mãe Natureza como nossa Mãe, Nossa Casa, um paraíso deixado por Nhanderuvuçu com direito a tudo para que pudéssemos apenas agradecer, desfrutar, cuidar e dar a continuidade da semente. Mas, infelizmente,  o que há anos presenciamos,  é pra lá de triste, é a natureza sendo desmatada, devastada, dilacerada a cada dia pelo mão do homem, que não dá mesmo pra ser considerado como um Ser Humano. Se entendéssemos que “Apoiar a causa indígena é apoiar a nossa própria existência” como diz Sônia Guajajara, uma das grandes líderes indigenista, mulher que se faz presente na vida hoje desses povos, não veríamos tanto desmatamento, descuidados e (des) envolvimento tirando a vida daqueles que deveríamos ter como irmãos.

Se você puder ao menos apoie essa causa porque antes de tudo ela é Nossa Também!


Um comentário:

  1. Quanto carinho e quanto respeito ter esse texto publicado em seu blog. Gratidão

    ResponderExcluir