domingo, 3 de dezembro de 2017

A PEDRA DO TAPUÁ

Se não tiver peixe...tem fruta no palmiteiro para fazer suco (Arte Estevan)

                      De vez em quando, relendo textos de mais tempo, me recordo de detalhes relacionados a eles e vou dando os acréscimos. A Pedra do Tapuá é um desses casos. 
               Itapuã, de acordo com a tradição que vem dos antigos, da parte dos índios, quer dizer pedra que aparece, ponta de pedra. No caso, itapuã virou tapuá.
               O Velho Rita gostava de sentar no canto do Acaraú, na linha dos jambuís, olhar para o largo, apontar a Pedra do Tapuá, e contar momentos dos velhos pescadores e das fantásticas pescarias que ele presenciou ali. “O Scongelo, numa ocasião, conseguiu trazer um robalo de trinta quilos. Daquele bonito peixe, foi feito um almoço para o bispo de Santos que estava em visita pastoral por estas bandas. Comeu um mundaréu de gente daquele robalo”.
               Tapuá é uma pedra, uma laje que aflora no mar. Se avista a Pedra do Tapuá a partir do Caminho do Cais. Quando você estiver caminhando por lá, chegando na  metade do trajeto olhe um pouco mais para longe da costeira,   por sobre a Pedra do Morcego, em direção à Prainha do Padre. Você avistará uma pedra cercada por um mundão de água. É essa pedra que, desde os primeiros habitantes, há quinhentos anos, traz este nome: Tapuá.
               O finado Tião Mesquita dizia que o seu pai, ao vir da Fortaleza para o Itaguá, escolheu a Pedra do Tapuá como pesqueiro. “Comemos muitos robalos, sargos, sarambiguaras recolhidos pelo tresmalho do meu pai naquele lugar”.
               Os portugueses, os caiçaras e até os ingleses respeitaram o nome escolhido pelos índios. E chegou até nós! Sabe que acho isso muito impressionante! Está duvidando? Então procure a Carta do Almirantado Inglês, de 1870, localize o detalhe descrito à parte. Entre as profundidades meticulosamente assinaladas, há a referência destacada: Tapuá. É! Esses ingleses sabiam de muitas coisas! Não é à toa que, por tanto tempo, eles dominaram os mares!

               Alguns desses caiçaras que ainda estão por aí, na casa dos sessenta, setenta anos, que estudaram com professores bravos (Lauristano, Joaquim Lauro e outros), dizem que, depois de aplicarem os castigos escolares comuns daquele tempo, eles ameaçavam os alunos indisciplinados com a seguinte frase:     “Na próxima vez vai ficar na Pedra do Tapuá”. Eu, hein!? Credo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário