segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

ESCOLA E SUSTENTABILIDADE




Artistas da escola (Arquivo Diego de Sá)

                                                                                  
           
            A minha aposta neste ano (2017) é num tema superinteressante: sustentabilidade.
            Sustentabilidade é a palavra do momento que nos faz pensar em ações que, além de suprimir as nossas necessidades, preserva este planeta para as futuras gerações. Trata-se de usar os recursos naturais com sabedoria, de reaproveitar materiais, de repensar atitudes etc., alcançando um desenvolvimento sustentável. Portanto, dentro desta definição, a reciclagem e o reaproveitamento merecem atenção especial.
            Eu sou privilegiado porque sempre me deparo com bons exemplos nos ambientes que frequento. Hoje, devido a minha grande estima pelo pessoal que trabalha na Escola Estadual Professora Florentina Martins Sanches, no Perequê-mirim (Ubatuba), quero elogiar, reconhecer o valor de um grande trabalho concebido e realizado pelo pessoal que passou o mês de janeiro preparando tudo para termos um bom início de ano letivo. Em especial a Solange Nassa, a Andrea Palmeira e o Diego de Sá.
            O que eles fizeram? Explico agora: notando o estado deplorável das cortinas e dos bancos, esse pessoal fez um trabalho maravilhoso: as cortinas velhas foram substituídas por outras novas, devidamente tingidas e com palavras motivadoras de reflexões éticas para a nossa coletividade escolar. Ou seja, aquelas cortinas sem vida, muito estragadas, agora com letras de pano estarão cumprindo mais uma função: despertar novas atitudes nos leitores. São atitudes cidadãs. Já as velhas cortinas, agora com estampas pensadas e estampadas por esse pessoal, serviram de forro aos bancos danificados do pátio, onde é servida a merenda. É isso: reaproveitaram e deram outra feição ao ambiente, além de nos fazer pensar a respeito da alteridade e da responsabilidade. Um gesto pequeno; uma contribuição grandiosa! Certamente que vai nos servir de  exemplo para outras iniciativas.

            Parabéns a todos!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário