segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

REENCONTRO



Quarenta e cinco anos depois... Em Bom Jesus de Itabapoana - 15/11/2016 (Arquivo Silvana)

        "Gostaria que você descrevesse sobre o reencontro com o tio, o reencontro de vocês".


Boa tarde José Ronaldo!

    Peço desculpa pela demora, mas os dias foram apertados pois estava na correria do casamento do meu filho e as aulas na faculdade. Espero que ainda dê tempo.
                                           Um grande abraço!   
Eu e Seo Zé - junho 2016 (Arquivo JRS)



          No mês de junho deste ano, trabalhando na escola (CEEJA - Massaguaçu), conversei com o Seo Zé (José Luciano da Silva) e soube que, há mais de quarenta anos perdeu o contato com os familiares, da cidade de Bom Jesus de Itabapoana (RJ). Pedreiro de profissão, agora aos 79 anos aposentado, morador de Caraguatatuba, sentiu que podia confiar em mim e, de alguma forma, percebeu que eu faria de tudo para ajudá-lo a restabelecer os laços familiares. Apelei aos recursos tecnológicos. E os contatos aconteceram: primeiro foi a sobrinha Silvana e a filha Ederlaine. Que alegria! Enviei fotos, recebi fotos, mostrei ao Seo Zé. Então... eles se programaram e a visita dele à terra natal aconteceu no feriado de 15 de novembro.

                 As linhas a seguir foram escritas pela Silvana, sua sobrinha, a respeito desse reencontro:


          Como descrever um momento tão emocionante e marcante como esse!
            Quando soube do seu aparecimento, confesso que não acreditei. E que depois de tanto tempo longe, poderia reencontrá-lo!  Foram tantos anos sem sua presença. Eu tinha apenas 2 anos quando ele se foi! 
          Para todos um vazio, uma falta... Algo apertando dentro da gente.
              Mesmo na saudade, você não foi ausente em nossa mente nem no coração. Quando se ama de verdade, fica no coração, eternamente....
              A minha adolescência passei ouvindo falar de você e agora finalmente tive a oportunidade de lhe ver e abraçar! Contei cada minuto e segundos para a sua chegada e esse dia finalmente chegou!
         Foi um misto de emoções! Nosso reencontro foi marcante e muito especial. Pude ver nos olhos de cada irmão, sobrinhos e outros familiares a felicidade ao revê-lo. 
           Como conter as lágrimas? Impossível em ver tamanha emoção!
          Saudade é uma palavra que explica tudo, é no peito que sentimos e não mais que isso, apenas saudade…
          A espera terminou e pudemos enfim nos alegrarmos com sua presença.
     Sorrisos, abraços e lágrimas fizeram parte desse reencontro tão esperado, que por vários anos ficaram contido em nossos corações. 

          Enfim, seja bem - vindo Tio José!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário