sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pescando no cerco

(Vento Contra)
                A pesca do cerco, segundo dizem, foi trazida para os caiçaras por um japonês na metade do século XX. “A moda pegou”! Um dos primeiros a instalar o cerco em nossa terra foi o pescador português, Jaime Peralta, da praia das Sete Fontes. No Saco Grande, entre Sununga e Sete Fontes, sustentada por gomos de bambu gigante, o corajoso imigrante retirou por décadas o sustento da imensa prole. Nele eram empregados até mesmo caiçaras de outras praias, tais como vovô Armiro, tio Genésio, Hilário, Dário Barreto, Rogé e Eugênio Inocêncio.
                O cerco consiste numa rede armada num ponto estratégico, próximo da costeira. É uma armadilha em formato “caracol”, terminando por um ensacador, onde, ao menos duas vezes por dia, deve haver visitação. É o que vemos na foto extraída do filme Vento Contra.
                  Outros cercos famosos: João Glorioso (Saco da Ribeira), Pedro Cabral (Perequê-mirim),Eduardinho Graça (Enseada- Ilha Anchieta), Xixico (Grande do Bonete), Zeca (Cedro/Ponta Grossa), João Zacarias (Mar Virado). Também o pessoal da Ponta Aguda, sob o comando do Acácio, se manteve por muitos anos cercando na Praia Mansa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário