domingo, 13 de novembro de 2016

O CADERNO DE HAMAKO (IV)

Buscando lenha - Arte: Estevan

                  Dia chuvoso. Silêncio, tempo ideal para passar mais algumas histórias da Dona Helena. De repente busco o meu filho Estevan de outra atividade e lhe peço para ler esta parte e produzir um desenho. Adorei e creio que a Mirtes, o Minoru e os demais da Família Honda irão gostar. Na verdade, acho que todo mundo vai gostar!


O meu irmão Yassuo

               Todos os dias precisava socar arroz para a janta e almoço do outro dia. Nessa época não tinha aula de japonês. Eu e meu irmão Yassuo éramos os que socavam arroz. Mas Yassuo fazia hora para não ajudar a socar o arroz. Então eu lhe falava para comer logo e vir me ajudar a socar arroz. Eu falei várias vezes, mas ele não vinha. No fim, ele ficou com tanta raiva que jogou o garfo que segurava. Bateu bem no meu cotovelo e começou a sair sangue. Aí ele foi buscar o iodo, passou no machucado e amarrou com o pano. Depois disso foi socar sozinho. Ele ficou tão preocupado, pedia desculpas várias vezes. Depois que estava socado, eu fui fazer a janta. Eu era pequena, mas fazia de tudo. Tirava água do poço para fazer tudo. Fazia ofurô também.


               O ofurô era esquentado com lenha. A lenha a gente ia buscar na roça: levava um saco de estopa e enrolava num pau comprido e trazia para casa. Depois cortava e fazia fogo no ofurô. Quando chovia, a lenha ficava molhada e não fazia fogo. Eu soprava, mas só saía fumaça preta, nada de fogo. À noite, quando ia dormir e fechava os olhos, eles ardiam, saíam lágrimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário