quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

SAQUINHO MANSO

Saquinho Manso (Arquivo JRS)
Conchas de preguaís (Arquivo JRS)

               Parece que foi ontem que nadávamos diariamente entre as praias do Perequê-mirim e da Santa Rita. Depois da Pedra Redonda, onde disputávamos os melhores saltos, o outro lugar onde juntava mais gente era no Saquinho Manso.
               No Saquinho Manso demos os nossos primeiros mergulhos com máscaras "profissionais". Grandes mergulhadores começaram ali. O principal dos nossos foi o Dominguinho Barreto, campeão paulista de mergulho livre. Morreu cedo em virtude das grandes profundidades que venceu. Nesse lugar, sobretudo no verão, a diversão da gente era pegar preguaí, um molusco que os caiçaras adoram refogado. Também ali capturamos nossas primeiras lagostas.
               Olhando por esses dias o Saquinho Manso, lembrei-me de uma ocasião em que eu e mais alguns moleques estávamos nos mergulhos quando, de repente, avistei um estranho nadando com uma criança nas costas. Logo reconheci o pequeno como sendo o mano Clóvis, que devia ter cinco anos. Dei uma braçadas para saber o que estava acontecendo. O homem, um turista, falou: “Estou levando ele até a praia porque ele pisou nos pindás e não consegue andar. Encheu os pés de espinhos”. No mesmo instante eu larguei os colegas e fui junto, nadando com os dois. Ao chegar na Praia do Perequê-mirim, sendo sete anos mais velho do que o Clóvis, dei um jeito de carregá-lo, ajudado pelo Luiz Carlos (filho do Luiz do Pito), até onde morávamos, numa das casas do Miguel Cabral, vizinho do Seo Viktor, o russo. Chegando lá, a mamãe, com uma agulha fina, conseguiu tirar quase todos os espinhos. Os que restaram, saíram com o tempo.

               Agora vem um detalhe, uma coincidência: encontrei, nesse dia de reminiscências, o Luiz Carlos rastelando a praia, e, ao atravessar a rodovia, avistei o mano Clóvis que passava pedalando em direção à Praia do Saco da Ribeira, onde tem a sua oficina mecânica. Que legal, né?

Um comentário:

  1. Amigo José Ronaldo como é bom encontrarmos amigos de criança lembrar das brincadeiras,dos mergulhos ,das peraltices isto me comove é bom demais obrigado amigo suas lembranças me emociona parece com a minha .

    ResponderExcluir