terça-feira, 2 de março de 2021

CONTANDO E RECONTANDO DO NOSSO LUGAR

 

Outro dia - Arquivo JRS

      Um dos nossos divertimentos favoritos era participar de excursões escolares. Tínhamos sorte em viver num paraíso como Swat, com tantos lugares bonitos para visitar - cachoeiras, lagos, a estação de esqui, o palácio do wali, as estátuas de Buda, o túmulo de Akhund do Swat. Todos esses locais contavam nossa história, tão pitoresca. Conversávamos sobre as viagens durante muitas semanas antes de partir, e então, quando finalmente chegava o dia, vestíamos nossas melhores roupas e amontoávamos no ônibus, com marmitas cheias de frango e arroz para o piquenique. Algumas de nós possuíam câmeras e tiravam fotografias. No fim do dia meu pai nos levava a uma rocha e nos revezávamos para contar histórias sobre o que tínhamos visto.


       O trecho acima é do livro Eu sou Malala, escrita por Malala Yousafzai, uma garota paquistanesa que quase pagou com a vida por defender o direito à educação. Escolhi essa parte porque, assim como o nosso litoral paulista, sobretudo em Ubatuba, há todo um tesouro ambiental e mais um tanto de riqueza cultural nem tão evidente à maioria das pessoas moradoras e visitantes. Precisamos conhecer melhor, levar outras pessoas a terem contatos com tudo isso, contar e recontar o que vemos e aprendemos. Ações assim darão mais garantias para que esses tesouros continuem existindo, valendo para as gerações vindouras. No próximo dia 6, daqui a poucos dias, o coisasdecaicara.blogspot.com completará 10 anos. Eu continuo na minha preocupação de registrar coisas do nosso povo para que os outros conheçam. Diferente dos outros anos, as comemorações perdurarão por uma semana, com textos de amigos e amigas que sempre se mostraram no incentivo das nossas produções. Desde já agradeço o empenho dessa gente boa. São 10 anos, pessoal!

     Que exemplo bom  - e fácil! -  de ser aplicado: no fim dessas atividades: achar um local adequado para contar histórias acerca daquilo que vimos e vivemos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário