O nosso estimado Jorge |
Hoje é aniversário do coisasdecaicara, deste blog. Parece que foi ontem que acatei a sugestão da minha querida Gal. Dez anos, pessoal. São 10 anos!
No mês passado, que se findou há poucos dias, um recorde: 23.128 acessos. Nesses 10 anos, foram 416.668 acessos; 1.544 publicações deram satisfação aos leitores, sobretudo aos 188 seguidores que se manifestaram em 488 comentários. Nesta semana, desde hoje, feliz por todo mundo que lê as nossas coisas, fiz questão de convidar algumas pessoas muito especiais a escreverem como parte de nossa comemoração. A primeira acolhida cabe ao texto do nosso estimado e talentoso Jorge Ivam. Gratidão, irmão!
FAROL CAIÇARA
O Blog, no entanto, não se ocupa só do passado, não. O presente figura nele em vários gêneros ou formas de arte. Aqui se podem encontrar entrevistas, relatos, memórias, crônicas, ensaios, causos, anedotas, fotografias e até desenhos feitos por Zé Ronaldo mesmo ou por seus filhos para ilustrar certos textos. De vez em quando, podem ser lidas aqui também críticas ácidas, destinadas aos mandatários do país, a autoridades estaduais e municipais ou a algum vizinho “sem noção” como Zé gosta de denominar indivíduos alienados, desprovido de ética e senso de coletividade. Também se podem encontrar poemas de autoria do próprio Zé ou do seu querido irmão Domingos Fábio dos Santos, o Mingo, e de outros poetas.
Aos olhos de Zé Ronaldo nada escapa: filhotes num ninho, uma flor que teima em nascer em um lugar inusitado, um minúsculo sapo entre pedras à beira de um regato, fatos para os quais ele tem palavras cheias de lirismo, ou, ao contrário, uma praia infestada de lixo, cena que lhe causa uma enorme indignação. Além disso, Com uma percepção aguçada, própria de grandes artistas, Zé tem o dom de enxergar belezas, que passam despercebidas da maioria dos mortais. Sempre que possível registra-as com sua câmera ou na sua prodigiosa memória para depois transformar as imagens gravadas ali em belas obras de artes, já que são únicas, originais, mas que, por humildade, ele as chama de artesanato. Muitas fotografias dessas obras também são postadas aqui neste blog.
Em suma, o papel desse canal de comunicação virtual é chamar atenção para a importância da cultura caiçara, estimular o conhecimento sobre ela, a qual vem se perdendo devido a muitos fatores, mas os principais são estes: a especulação imobiliária, trazida pela abertura da BR 101, o turismo, a presença ostensiva das igrejas evangélicas e a penetração dos meios de comunicação de massa, sobretudo da televisão, que acaba padronizando os gostos de norte a sul do país. Contra isso, este blog pode ser um farol para orientar aqueles que acham que podemos construir um mundo diferente deste, que é guiado pelo consumismo. Por isso eu sigo-o, recomendo-o e desejo-lhe vida longa.
Jorge Ivam Ferreira,
Parabénssss! Vida longa prá nos iluminar nestes tempos obscuros...
ResponderExcluir