sexta-feira, 12 de março de 2021

10 ANOS DE VIDA - UM BEM VERDADEIRO

 

Gente fandangueira - Festa do Tobias e Carminha (Arquivo JRS)

Aniversário da Vó Gertrudes (Arquivo JRS)



Rogério Estevenel é gente nossa da praia das Toninhas! Este jovem professor que foi criado de corpo e alma ligado às nossas manifestações religiosas e culturais, tem por princípio sempre pensar num bem maior, para todos. Ele abraça a causa caiçara com a mesma intensidade que bate os tamancos nos momentos dançantes. 


 Rogério, filho de Maria e neto de Gertrudes é quem nos brinda agora em comemoração ao décimo ano do blog, com muitas luzes para a nossa ação.  Agradeço demais pela rota apontando a um bem verdadeiro! 



É de extrema importância e valor que Ubatuba, dado seu potencial ambiental e cultural, siga uma alternativa turística viável, sustentável e pautada em um planejamento turístico, associado aos diversos tipos de turismo que o município tem a capacidade de oferecer, especialmente em períodos de baixa temporada de forma a efetivar as potencialidades. 


Para pleno êxito da atividade turística com enfoque no patrimônio natural e cultural, faz-se necessário que a localidade também ofereça alguns serviços básicos os quais irão delinear o produto turístico. Para tanto, um planejamento turístico com base na sustentabilidade respaldará e proporcionará direcionamentos e, ao mesmo tempo, o retorno positivo à comunidade. 


Nesse sentido, é necessário que o município de Ubatuba, em curto prazo, estabeleça um inventário exato das potencialidades turísticas com especial atenção ao patrimônio natural e cultural, de modo a adaptar, em médio e longo prazo, uma política que permita utilizar esses recursos como forma de atrativo.


A ação de uma gestão integrada de planejamento para o desenvolvimento da atividade turística é de extrema precisão tanto no sentido de sua otimização e melhoria dos serviços já oferecidos, quanto no sentido da preservação do patrimônio natural, histórico, cultural e de sua economia. 


Convém mencionar que deve haver uma mudança na mentalidade da população de Ubatuba no tocante às práticas culturais caiçaras, e essas em intenso contato com suas paisagens; deve-se, portanto, valorizar, preservar esses recursos e não alinhar-se às tendências capitalistas de exploração e de massificação das estruturas de modo a não transformar o cenário real em distorções. 

Diante dessas proposituras, são recomendadas algumas ações para dinamizar e colaborar com o planejamento e desenvolvimento turístico sustentável e participativo em Ubatuba: implementação de medidas alternativas para a atração de turistas em baixa temporada (turismo cultural, gastronômico e ecoturismo); capacitação de mão de obra local; sinalização dos recursos naturais, artísticos, culturais, históricos e arquitetônicos; investimentos em saneamento básico com a captação total do esgoto sanitário; construção de um Centro de Tradições Caiçara (espaço físico); investimento em infraestrutura de acessos aos locais destinados à atividade turística; e a inserção de disciplinas na grade curricular escolar, tais como: turismo, meio ambiente e cultura.


Em tempo: fique atento porque mais contribuições desse caiçara valoroso vem por aí. 



Um comentário: