Memória - Arte da Maria Eugênia |
Ler e escrever são atividades prazerosas. Os assuntos aparecem,
às vezes, sem nenhum aviso. De vez em quando um tema bate à
porta em busca de um lugarzinho. Muitas vezes são imagens que
pedem texto. Outras são causos que escuto do meu povo. Eu, nas
minhas limitações, vou investindo despretensiosamente. Quando
vejo, já tem algo pronto, sendo publicado logo em seguida.
Dando continuidade às comemorações do décimo ano do blog, hoje o texto é da querida Egléia, uma pessoa muito comprometida com uma educação transformadora. Gratidão, amiga! Também agradeço à Maria Eugênia, minha filha que, após ler o texto, produziu o desenho para ilustrar.
Segundo o mestre Paulo Freire é preciso vigiar o opressor que se instala dentro de nós. Porém, como saber se fomos tomados pela invasão cultural, uma das estratégias utilizadas pelo opressor, se ao menos sabemos quem somos? Qual a nossa identidade? Facilita a invasão cultural, quando não sabemos quem somos ou de onde viemos, ou seja, estamos alienados de nós mesmos, de nossas raízes. É disso que se trata quando visitamos o blog “coisasdecaicara”. Um profundo mergulho nas origens da população caiçara de Ubatuba e região. O blog cumpre importante função de registro e preservação do viver, fazer, sentir do povo caiçara e quando saímos do mergulho nesse universo, temos sempre a sensação de quero mais...
Parabéns pelos dez anos do blog! E que venham muitas outras décadas de compartilhamento das deliciosas e envolventes histórias.
Obrigada pela prosa fácil, encantadora e elegante que sai da pena do professor José Ronaldo.
E tem coisa melhor do que uma boa prosa?
Parabéns, Egléia e Maria Eugênia. Texto e desenho primorosos!
ResponderExcluirParabéns, Zé, por este espaço de informação, reflexão e fruição.