segunda-feira, 19 de abril de 2021

AOS MORADORES PRIMEIROS

Arte: Eudes (Arquivo JRS)

       No dia de hoje, no Brasil e em outras nações do continente americano, se comemora o Dia do Índio. A Revista Nova Escola informa: 

     O 19 de abril remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o Chile e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.

        Essa reunião tinha o propósito de discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas.

            Aproveito, então, para informar: neste território caiçara, outrora ocupado pelos tupinambás, entre 1554 e 1555 ocorreu a Confederação dos Tamoios. Segundo Aylton Quintiliano "ela subsistiu até 1567 [20/01 - tomada do Rio de Janeiro pelos portugueses]. E representou, sem dúvida, a primeira demonstração nativa de amor à liberdade. Foram os Aimberê, Cunhambebe, Jagoanharo, Parabuçu, Araraí, Coaquira e tantos outros guerreiros, autênticos precursores das grandes jornadas cívicas onde o sangue nativo foi derramado em defesa da terra e dos direitos do homem". 

         Mediada pelos padres, aliados dos portugueses, veio a "Paz de Iperoig"   (14/09/1563- Dia da Exaltação da Santa Cruz), comemorado feriado municipal em Ubatuba: Dia da Paz de Iperoig. Dizem que foi o primeiro tratado de paz no imenso continente americano. Mas... foi de paz se os moradores primeiros deste território foram perseguidos e destruídos?

       As ilustrações recorridas hoje, de anos em meu arquivo, foram feitas pelos irmãos Eudes e Marta, do bairro do Ipiranguinha, quando ainda estavam no Ensino Fundamental. Na época eu escrevia a respeito da nossa história e pensava em uma utilização na educação escolar municipal, mas não foi aprovada.   Minha sempre gratidão aos dois que nos dão grande satisfação por seus traços. 

    Viva os povos originários que resistem em suas lutas para continuar na existência, tal como os grupos da Confederação dos Tamoios e do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano! 

        Todo dia é dia de existência e de resistência!



Arte: Eudes (Arquivo JRS)

Arte: Marta (Arquivo JRS)

 

2 comentários: