quarta-feira, 7 de abril de 2021

A CIDADE E AS RUAS

 

Esboço  (Arquivo JRS)

       Eu estava lendo um documento de 1891, do Dr.Esteves da Silva, quando achei a seguinte descrição, sob o título: Topographia da Cidade de Ubatuba.  Transcrevo como está escrito, no português da época. Não estranhe.


        A esnordeste de S. Sebastião, e margem direita do rio Grande e à esquerda do Lagôa, acha-se a cidade em terreno plano, à beira do mar.

    As ruas, quasi todas, são rectas, bem traçadas, e as casas geralmente terreas, existindo, porém, algumas assobradadas e bonitos sobrados.

      Possue 306 casas: a orientação das ruas que sobem do mar é de E. para O. com ligeira inclinação para o norte; e as que cruzam parallelamente á praia, dirigem-se de nordeste para sudoeste. As primeiras recebem francamente a viração do mar e as outras são arejadas pela viração do sul. Conta pouco mais de 14 ruas e 4 praças.

     As principaes denominam-se: Boa Vista, costeando a praia, em frente da bahia, com uma orla de arvoredos; d'esta partem, cortando-a e tomando direcção para o interior da cidade, as seguintes: rua do Rio Grande, do Dr. Esteves, Direita, Conceição, Municipal, S. Miguel e Liberdade. Parallelamente á rua da Boa Vista correm as ruas Benevides, Salvador, Esperança, Formosa, Indayá.

     Há no coração da cidade, uma rua importante pelo grande número de casas de commercio, derivando d'ahi o seu nome de rua do Commercio e onde se depara a casa do Mercado Publico, pertencente á municipalidade.

     A largura das ruas é de 10 a 14 metros, pouco mais ou menos. Possue as seguintes praças: 15 de Novembro, arborisada, beirando o mar e o rio Grande, ahi ha a rampa e o mercado de peixe; 13 de Maio, grande e vasto largo, quasi todo rodeado de pequenas e singelas chacaras; a praça do Programma, local tambem arborisado, occupando o centro o maior chafariz da cidade; e o largo da Matriz, circumdado por lindas palmeiras [...] que contém a Eschola Nocturna para ambos os sexos e uma Bibliotheca Popular; associação particular esta que é proprietaria do edificio e vive com auxilios de seus socios, desde Julho de 1875, epocha de sua fundação.


Mapa da cidade (Arquivo Ubatuba)


   Agora, comparando o esboço que eu fiz com o mapa da cidade, de meados do século XX, sobreviveram as seguintes denominações: Dr. Esteves, Conceição, Benevides (Salvador Correia de Sá e Benevides) e Liberdade. A rua que hoje é chamada de Tomaz Galhardo, outrora Municipal, em meados do século XX era denominada de José Adorno. Ou seja, oficialmente três nomes se sobrepuseram ao mesmo logradouro. Quem sabe, anteriormente, era apenas o caminho do Bito João, ou o carreiro da anta... Vai saber!  E o que aconteceu com aquela água que corria entre as ruas Hans Staden e Cunhambebe, que formava um charco na rua da Liberdade e seguia para a Barra da Lagoa? É a degradação ambiental. A mesma que já acabou com a vida de reinos poderosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário