Sinais de civilização em Ubatuba? (Imagem da internet) |
"O Duque, piquininho desse jeito, é cachorro brabo. Aqui no nosso lugá eu nunca vi ele corrê de nenhum otro. Ele encora mesmo".
"É tempo de ventania forte. Vou mandá o João encorá aquele pé de banana da terra senão ele tomba na primêra refega que vié".
"Tais vendo a situação? Se não tivesse a mulhé encorando ele, há muito tempo viveria do ajutório dos'otros".
Nas frases acima, ditas por caiçaras antigos, eu tive a intenção de partir da palavra encorar para puxar a prosa do momento. Ela, notei sempre, trazia ideia de segurança numa situação, num contexto. Firmava a embarcação, fundeava; enfrentava sem medo um opositor; era um reforço, apoio de algo, escora; garantia de segurança da companheira que jurou fidelidade na saúde e na doença até que a morte os separassem.
Hoje, me encoro na frase do cacique norte americano, do índio Seattle ("Tudo o que acontecer à Terra, acontecerá aos filhos da Terra"), que viveu no século XIX, para refletirmos o impasse da civilização mundial de repensar os rumos do progresso que desmerece o planeta, a nossa casa. Onde vamos parar com essa imensa produção de lixo? Você não imagina o quão desesperado e triste eu fico ao ver uma praia com tanta sujeira! Quantos seres vivos estão desaparecendo por nossa opção de produção e consumo, por nossa ganância? Como encorá uma luta assim, de tamanha envergadura?
Muitos grupos estão em diversas frentes desse enfrentamento, mas parece pouco diante da maré gigante que cresce mais e mais. O desafio para cada um de nós é criar, buscar um grupo, se associar com mais gente capaz de nos encorar. Dizem os especialistas que estamos no ponto crítico, de onde logo logo não haverá mais a possibilidade de retorno, de recuperação da vida. Já estamos pagando por nossos atos contra a terra caiçara, contra a Terra, mãe de todos os seres vivos. "Tudo o que acontecer à Terra, acontecerá aos filhos da Terra". Grande verdade! Quais ações eu posso começar a partir da minha casa, do meu entorno? Como ser mais um encorando a luta contra governante que acelera a destruição do país e que não está nem aí para a vida do nosso planeta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário