sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

UM DIA DA SOCIEDADE UBATUBENSE

 

Imagens de meados do século XX (Arquivo Ubatuba Antiga)


                No final do século XIX, Ubatuba, no Litoral Norte, estava começando a sua linha ferroviária que ligaria a Taubaté, no Vale do Paraíba. Uma comitiva, de aproximadamente cinquenta pessoas ilustres, veio da capital do país (Rio de Janeiro) especialmente para o batimento da estaca, no local denominada Indaiá, onde seria a estação da cidade (é atualmente o cruzamento das ruas Cunhambebe e D. João III) que marcaria o início dos trabalhos, com ampla cobertura jornalística. Assim sabemos mais da sociedade ubatubense naquele tempo.

                Correio do Povo de 1 de outubro de 1890:

                Ao chegar à praça Quinze de Novembro, fomos recebidos entre alas e debaixo de uma chuva de flores por moças das principaes famílias da cidade. Dahi nos dirigimos para a casa do sr. Coronel Gonçalves Pereira, presidente da Intendência, onde nos hospedámos e onde recebemos desse cavalheiro e de toda a sua família o melhor, o mais delicado e o mais generoso acolhimento possível.

                (...) Depois de almoçar, sahimos a percorrer a cidade e visitamos a matriz, a casa da Intendência, o Atheneu Ubatubense e a estação do telegrapho. O Atheneu, onde á noite se realizou uma agradável sessão litteraria, é presidida pelo coronel Gonçalves Pereira e tem como seu diretor de aulas o sr. Dr. Esteves da Silva, que já o presidiu durante cerca de dez anos.

                É uma associação modelo, o Atheneu Ubatubense. Mantem uma escola nocturna para ambos os sexos, tem uma biblioteca de, aproximadamente, seis mil volumes, e possui um pequeno museu de produtos nacionais. O professorado é gratuito. A escola não recebe nenhum auxilio do governo e é mantida por donativos para esse fim especialmente recebidos. O Atheneu foi fundado em 1875, e funciona em casa de sua propriedade.

                A matriz, de construção muito antiga, é espaçosa e de agradável aspecto.

                A intendência dispõe de magnifico prédio. Na repartição do telegrapho, onde nos demoramos, fomos recebidos pelo telegrafista, sr. Adelino Soares Pinto, que merece elogios pela maneira por que é feito o serviço a seu cargo.

                Depois de sahir, fomos fotografados em grupo pelo distincto amador sr. Keay.

                De volta a casa do coronel Gonçalves Pereira, houve quem se lembrasse de organizar uma pequena matinée dançante. E dançou-se por algum tempo.

                A’s 4 horas da tarde, seguimos, precedidos da banda de musica e acompanhados das autoridades e de quase todo povo de Ubatuba, para o ponto em que se ia bater a primeira estaca da estrada de ferro do Norte de S. Paulo.


Nota: a estrada de ferro teve início, mas parou logo no começo, pois o governo federal de Floriano Peixoto suspendera a garantia de juros sobre o valor do material importado, veio a falência do Banco de Taubaté e da companhia construtora. Segundo o seo Filhinho, "ao longo de trechos já construídos, no meio da mata, no sopé da serra, nos grotões, por toda parte, encontravam-se montões de trilhos que por lá ficaram abandonados, a mercê de quem se dispusesse enfrentar as dificuldades do transporte e lá fosse buscar um, dois, ou quantos precisasse para uma obra ou uma aplicação qualquer".

               


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