segunda-feira, 5 de julho de 2021

"SANTINHA"

 

Praia do Saco da Ribeira - Ubatuba Arquivo JRS)

    É interessante parar de vez em quando para ler a respeito dos nomes das escolas,  sobretudo das pessoas que mereceram tamanha honraria. 
   Tempos desses, na Escola Estadual Semíramis Prado de Oliveira, no bairro do Saco da Ribeira, me postei diante de um pequeno quadro numa parede. Nele havia uma fotografia muito mal conservada, encabeçando um singelo texto se apagando que se referia à professora que dá nome à escola, a Semíramis (que eu já sabia ser irmã do farmacêutico-escritor Washington de Oliveira, o Seo Filhinho). Fiquei impressionado pela rápida evolução e breve vida dessa professora caiçara. Veja se não é impressionante!

    Semíramis Prado de Oliveira nasceu no centro de Ubatuba no dia 21 de janeiro de 1918. Seus pais: Ernesto Gomes de Oliveira  e Maria Prado Gomes de Oliveira. Estudou o curso primário no único estabelecimento de ensino daquela época na cidade: Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva. Depois, seguiu para a Escola Normal Livre “São José”, em Santos. Em 10 de dezembro  de 1932, com 14 anos, recebeu o diploma de habilitação para o magistério  público do Estado de São Paulo. De regresso a Ubatuba, foi  reger a Escola Mista do bairro do Puruba, removendo-se mais tarde para a Escola Mista do Saco da Ribeira, onde lecionou por vários anos. Presa de insidiosa enfermidade, consequências de agruras e desconforto que o meio rural  oferecia naquela época, aposentou-se e foi morar em Campos do Jordão, onde faleceu em 5 de outubro de 1947. Ou seja, a "Santinha", como era conhecida pela família, viveu apenas 29 anos. Triste, né?

Um comentário: