sexta-feira, 17 de setembro de 2021

TÁ RUIM E PODE PIORAR

     

Pés na areia - Arquivo JRS

       Não escutei e não gostei. Bem assim começo este após ouvir dizer que o Ministro da Saúde quer tirar a obrigatoriedade do uso  de máscaras. Até parece que não se vive mais a situação de pandemia, que não passamos por este inferno etc. Precisa dizer que o vírus do momento continua matando mais de mil brasileiros por dia? E a outra, pior ainda, sobretudo para quem está em contato direto com a mocidade: falar em suspender a vacinação de adolescentes. Absurdo e criminoso vindo uma autoridade assim, que responde pelas condições de saúde do povo brasileiro!

       Acordei preocupado com isso. Logo me encontrei com um colega e notei que ele também estava pasmo mediante o discurso, incabível a um médico ocupando tal cargo importante. Mas...agora conto o pior, que me envergonha enquanto caiçara, por conta dessa podridão que espuma aflorando dos esgotos e que está resultando numa onda negacionista da ciência.  "Fulana foi dispensada porque não quis se vacinar. Na verdade, está no aviso prévio. A outra, amiga dela, que compartilha de tamanho absurdo, também será dispensada. Não podemos trabalhar, sobretudo em espaço fechado, com gente assim, que representa riscos à nossa saúde. Imagine só, com salário alcançando três mil reais, pode isso? Onde vai essa  gente achar emprego agora? É muita alienação, meu Deus!". É mesmo! Quanto atraso! Na semana anterior, por intermédio de um adolescente, escutei isto: "No meu bairro tem um senhor que diz que não vai se vacinar porque ela deixa a pessoa imantada". Como assim? "Ele viu na internet a imagem de um homem, com uma chave de fenda colada de ponta, no braço, dizendo que aquele fenômeno foi verificado após a vacinação. Daí ele passou a compartilhar e discutir com mais gente, tentando convencer as pessoas que vacina é coisa ruim. Agora tem mais gente que está com essa mesma ideia, caíram na dele". 

     Parece muito? Pois saiba que tais absurdos é só uma ponta de anzol em Ubatuba. Imagine o tamanho dele na real. E olha que o nosso município é uma ínfima parte deste Brasil!

     Reflita em torno do quanto pode ser perniciosa essa tecnologia na mão de quem é ignorante ou está propenso à maldade. Essa parcela, parte dessa espuma podre, neste momento pode estar divulgando a fala do Ministro, seguindo decisão do Presidente que, dentre outros absurdos criminosos, não usa máscara e faz propaganda de remédio sem eficácia. 

   
      Minha gente, aonde vamos parar? Por enquanto, ainda não ouvi falar de parentes e de outros caiçaras arrependidos. Quem aguentará o fedor no lagamar assim que a maré abaixar? Grande desafio! Depende de nós para as coisas não piorarem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário