Gilberto acompanhando pescadores durante a pesquisa. (Arquivo Chieus) |
O caiçara Gilberto Chieus Junior está quase se aposentando na Unicamp, na área de matemática. A sua dissertação de mestrado foi a partir das medidas que se usa na construção de canoas, de rede etc. O título: Matemática caiçara – Etnomatemática contribuindo na formação docente. Nisto ele acompanhou o pessoal nas mais diversas atividades ainda tão comuns por aqui. É a matemática que permeia a etnia, o determinado grupo cultural. Hoje, apresento aqui uma de suas atividades:
Título:
De braça ao metro
O
professor pode propor aos seus alunos uma pesquisa de campo com os construtores
de redes, mas...se na comunidade houver familiares ou amigos que fazem este
trabalho, poderão ser convidados para a ida à escola e que façam uma demonstração.
Cabe ao professor orientar seus alunos a questionar os caiçaras naquilo que
acharem interessantes ou que tiverem dúvidas no decorrer da construção.
Em
relação ao questionamento, podem ocorrer perguntas como:
Qual
o tamanho da rede?
Os
caiçaras, com certeza, responderão da seguinte forma:
-
50 braças, 100 braças...O tamanho da rede depende de para que tipo de pesca ela
será utilizada.
Através
da resposta, podemos observar que os caiçaras utilizam a braça como unidade de
medida que, neste caso, mede aproximadamente 1,50 m. O professor pode
enriquecer a aula, dizendo a seus alunos que essa medida é de origem portuguesa.
Em seguida, deve propor atividades com medidas, utilizando partes do corpo dos
alunos (braça, braço, palmo, polegar, pé...) e fazer que cheguem à conclusão
que não são medidas exatas, dependem das pessoas. Daí a necessidade de se
chegar a uma medida padrão.
Diante
das observações dos alunos, o professor deve fazer comentários, explicando o
porquê da padronização das medidas e, em seguida, mostrar a eles como surgiu o
metro:
O
metro surgiu no século XVIII, no ano de 1790, quando o rei da França, Luís XVI,
criou a comissão de pesos e medidas para estabelecer a uniformização dos
mesmos.
A
comissão era composta pelos seguintes matemáticos: Lagrange, Laplace, Legendre,
Carnot e Condorcet. Sobre isso, diz Boyler:
“(...)
a comissão ficou impressionado com a exatidão com que Legendre e outros tinham
medido o comprimento de um meridiano terrestre que no fim o metro foi definido
como a décima milionésima parte da distância entre o equador e o polo. O
resultante sistema métrico estava praticamente pronto em 1791, mas houve
confusão e demora para estabelecê-lo”.
Esta
atividade pode envolver várias disciplinas, como história, geografia etc.
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