Regina entre caiçaras da Ilhabela (Arquivo Rê) |
No meu tempo de criança, a praia era o nosso principal local de encontros para tudo, sobretudo de brincadeiras. A gente tomava o rumo de casa quase sempre já no escuro. Depois de um banho e de um jantar, ainda havia energia para ouvir histórias. Logo todos dormiam depois de mais um dia bem agitado, "na corrimaça", conforme diziam.
- Ooooba! Vamos brincar de quê?
Assim começava muitos momentos nossos, crianças caiçaras de um tempo onde a criatividade se somava aos brinquedos e brincadeiras, tendo todo o território à nossa disposição. Algumas vezes, um adulto parava para nos ensinar alguma diversão do tempo dele. Tio Dário, já idoso, era um desses. Me lembro agora de uma ocasião em que ele, vendo a molecada fazer flexões na areia da praia, quis também se exercitar do mesmo modo. "Não aguento mais essa brincadeira de corre cipó, mas isso de abaixar e se levantar eu ainda consigo". Achamos legal aquilo, do seu esforço em nos imitar. No final, nos juntamos para auxiliá-lo a se erguer do chão. Em seguida nós lhe fizemos companhia até onde era a sua casa, pois a noite chegara e ele não enxergava bem o caminho.
Noutra ocasião, o Joaquim, pai do Arvinho e Zairinho, entrou na roda da criançada, brincou de passa anel e puxou depois o momento das adivinhações. Eis algumas daquele tempo que certamente continuam fazendo parte de muitos momentos de convivência do nosso povo:
1- O que é uma casa caiada, menina amarela, tem porta fechada e ninguém entra nela?
2- "Me visto em traje de morto pra ir prender os vivos; o meu direito é ser torto, não prendo sem ser prendido". Quem é ?
3- "Somos diversos irmão, moramos todos num só ruado, se um de nós erra a casa, todos os outros ficam errados". Quem são esses ?
4- O que é: altas torres com ricos penachos; cachos nas torres e água nos cachos?
5- O que tem pé redondo, mas deixa rastro comprido?
6- Que filho nasce antes da mãe?
7- O que sai de casa para fazer barulho no mato?
8- O que é arco redondo de bom parecer que carpinteiro nenhum não sabe fazer?
9- O que é que corre, corre, corre...chega no limpo e morre?
10- Quem é que a mãe é uma santinha, mas os filhos são uns sacizinhos?
Conheço algumas dessas adivinhações com troca de palavras.
ResponderExcluirCertamente que sim, Jorge. Elas são um aspecto da base da cultura popular brasileira.
Excluir