Orelha de pau,onde vive saci - Arquivo JRS |
A colega Fia, sem muito entusiasmo, chegou com a novidade: "Na sexta-feira, haverá na escola uma festa de Halloween. Até já vejo a bagunça que a moçada vai fazer". Então me espantei: "Agora, quase uma quinzena depois da data?".
Halloween, para quem não sabe, trata-se de uma festa recente no Brasil. Para resistir a esse aspecto na americanização "abraçada" por tanta gente, foi estabelecido, desde 2003, que o dia 31 de outubro é o Dia do Saci. Será que os professores sabem disso, já refletem a respeito e se empenham nas comemorações do folclore nacional?
Voltemos ao Halloween. A etimologia diz que a palavra deriva de duas outras: hallow + evening = véspera do dia de todos os santos. Na verdade, trata-se de cristianização de uma comemoração de povos antigos, dos celtas, da Samhaim celebrada no fim do verão. Era o dia do retorno dos mortos, dos antepassados, à vida para atormentar. Para afugentá-los, as casas eram decoradas com adereços macabros. Tem sentido, então, os descendentes dos irlandeses e ingleses comemorarem o Halloween. Mas, os brasileiros, não soa uma alienação medonha, ainda mais longe da data real? Naquele momento perguntei à Fia: "Festa junina e outros eventos alegres relacionados à nossa cultura também acontecem nessa empolgação? "Lógico que não, Zé! ". "Eu já sabia. Fiz a pergunta só para mais gente pensar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário