Minha coleta maravilhosa! (Arquivo JRS) |
Maravilha no jundu (Arquivo JRS) |
Flores, vento, pássaros, abelhas e outros insetos = fruto garantido (Arquivo JRS) |
Desde criança, nós caiçaras, somos acostumados a esperar o tempo de determinadas frutas, sobretudo aquelas que aparecem no calor do verão: bacupari, araçá, goiaba, cambucá, grumixama etc. E, uma mais difícil ultimamente, devido a devastação dos jundus: o manacaru. Vovó Martinha, que usou até o fim da vida um monte de palavras herdadas da nossa parte indígena, falava iamanacaru. Mas...o comum era todo mundo dizer manacaru.
Na Queimada, na praia do Sapê, todos esses frutos citados eram coletados por nós. Toda a família seguia, num belo dia, munida de balaio ou sacola, vasculhando tudo, procurando divisar as frutas maduras. Era um vasto espaço comunitário, de mata rala e baixa. Também tinha bastante orquídeas, onde a forração era uma espécie de musgo usado para enfeitar presépios na época de Natal. Depois apareceu um dono não sei de onde, loteou tudo. Foi-se a nossa querida Queimada.
No Nordeste eu conheci o mandacaru. Enormes, Da música do amigo Ângelo, me pego sempre cantando o refrão: "Só mandacaru, só mandacaru, só mandacaru resistiu tanta dor". Então fui pesquisar a origem do nome, a etimologia da palavra: Achei isto na internet:
O mandacaru (Cereus jamacaru), também conhecido como cardeiro e jamacaru, Planta da família das Cactaceae, gênero cactus. Arbustiva, xerófita, nativa do Brasil, disseminada no Semiárido do Nordeste. Mandacaru vem do tupi mãdaka'ru ou iamanaka'ru, que significa «espinhos agrupados danosos».
Agora é tempo dele, caiçarada! Já andei coletando alguns. Por enquanto está garantido pelas costeiras e onde tem jundus secos (Lagoa, Prumirim, Aguda, Simão, Capricórnio...). Antigamente, quando apenas ranchos de canoas ocupavam áreas dos jundus, o manacaru abundava. Eu proponho que ele seja replantado, por exemplo, no jundu em recuperação da praia da Mococa, em alguns pontos arenoso da Caçandoca, em frente ao aeroporto, na praia de Yperoig, perto das corujas na orla do Massaguaçu, na Lagoinha, na Praia Vermelha etc. Você tem um espaço no terreno, onde bata bastante sol? Então pode plantar também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário