Imagens do Guia de Turismo (Arquivo JRS) |
Perequê-açu, no Guia de Turismo (Arquivo JRS) |
O guia de turismo da década de 1950 dá destaque para as praias do Perequê-açu e do Itaguá: eram as mais frequentadas. Já na década de 1970, as mais distantes - Lázaro, Perequê-mirim e Enseada faziam sucesso. Por isso que a primeira linha de ônibus, visando atender a demanda turística, circulava até a praia do Perequê-mirim (distante mais ou menos nove quilômetros do centro), nos seguintes horários: partia do centro da cidade 8:00 e 14:00 horas; voltava do bairro 11:00 e 15:00 horas. E só! Em 1970, foi inaugurada a linha até a praia do Lázaro. Quem precisasse ir mais distante, precisava embarcar no intermunicipal, com preços diferenciados conforme a distância. Um cobrador, devidamente "fardado e equipado" desempenhava esse papel.
A nossa riqueza eram as praias. Foram elas que motivaram a abertura de estradas com as vizinhas Taubaté, Caraguatatuba e Paraty. A partir do turismo veio o desenvolvimento da pesca, da lavoura para atender as demandas até da capital paulista e da construção civil. Meu pai, pedreiro e carpinteiro, bem dizer passou a vida nisso. Ele e tantos caiçaras! Só a partir de meados da década de 1960, começaram as migrações de cortadores de pedra e de operários para as obras. A partir de 1975, elas se intensificaram. Surgiram mais loteamentos, mais prédios, mais hotéis, a BR 101... Vieram as ocupações desordenadas, as aberturas e melhorias das estradas municipais... "Chegou o progresso", como diriam alguns.
Devido à ganância, ao querer levar vantagem, a falta de instrução e a omissão do poder público, as irregularidades foram se tornando regras: acaba-se com mangues, constrói-se em morros, joga-se esgotos nos rios, destrói-se jundus, ocupa-se áreas impróprias etc. Enfim, hoje a nossa maior riqueza é questionável. Qual praia eu posso entrar, aproveitar bem sem nenhuma preocupação, sobretudo no que diz a respeito de esgotos? Como amenizar, corrigir a situação degradante que se instalou? Como recuperar nossa maior riqueza?
Bom dia!. Excelente texto!.
ResponderExcluirBom dai! Obrigado pelo elogio!
ResponderExcluir