Momentos de aprendizagem fora da sala de aulas (Arquivo JRS) |
Retomo a publicar as ações de um grupo de professores na
realidade do Litoral Norte Paulista, cujo resultado foi a Primeira Feira de
Educação Ambiental, em 1993, na Escola “Capitão Deolindo”, em Ubatuba.
LITERATURA INFANTIL - histórias de bichos – Meire Teles
O
trabalho aqui apresentado foi realizado com um grupo de crianças de terceira
série da Escola da Divisa (Município de São Sebastião) e seu objetivo era
propiciar a aproximação das crianças com os vários tipos de textos literários.
A partir da recepção desses textos, foram desenvolvidas diversas atividades,
que levavam sempre em conta a sensibilização para o que é específico da
linguagem literária. É preciso que se diga que o curso foi dado em horário
extra sala, uma vez por semana, durante aproximadamente três meses. O grupo era
formado por vinte crianças provenientes de duas salas diferentes. As atividades abrangiam a linguagem
verbal, através da oralidade (debates, leituras, conversas e jogos de
encenação) e da escrita (produção de textos) e a linguagem não verbal, através
de figuras, desenhos e mímicas.
A
seleção de textos visava dar uma mostra das diversas possibilidades literárias:
o conto de fadas, o conto maravilhoso, o poema e as fábulas. A música também
foi utilizada e a escolha obedeceu ao critério temático. O tema que amarrava os textos era o mundo dos
animais. Dentro desse mundo, o pássaro foi o mais trabalhado. Destacando-se no
mundo animal como literatura, destaca-se no mundo das palavras pela forma
incomum, pela beleza, pela musicalidade, pelo ritmo, pelo voo...
Durante
as descobertas foram discutidas questões como a relação do homem com o meio,
tendo por base o respeito e a integração.
“O menino é o pai do homem”
Como
professora de língua e literatura eu tenho preocupação especial com a leitura.
Penso que o texto, e principalmente o texto literário, tem um importante papel
a desempenhar na formação do homem, desde que entendamos que essa formação deva
emancipá-lo enquanto sujeito, possibilitando-lhe autonomia e visão crítica do
mundo em que vive, colocando-o, assim, em prontidão para, através da práxis,
transformar a realidade. Para tanto, é essencial, desde cedo, a criança em
contato com a literatura oral e escrita. O trabalho se deu a um tempo com o
indivíduo e com o grupo: leitura, reflexão, debate, reflexão, ação, reflexão. A
interdisciplinaridade tornou-se viável e
a intertextualidade foi garantida pelo trabalho do professor que coordenou o
projeto.
As
crianças da Divisa gostaram do curso e os resultados estão registrados em
relatórios disponíveis aos interessados. Assim como nós, professores, merecemos
muito mais do que ganhamos, eu acredito que as crianças e os jovens merecem
muito mais do que livros didáticos. Está em nossas mãos propiciar-lhes o
encontro com materiais mais ricos, assim como está em nossas mãos transformar a
nossa atual condição.
Bibliografia:
Para professor: COELHO, Betty – Contar histórias, uma arte
sem idade.
MEIRELES, Cecília –
Problemas da Literatura Infantil
Para alunos:
POESIA: A ARCA DE NOÉ –
Vinicius de Moraes
A TV DA BICHARADA – Sidônio Muralha
ISTO OU AQUILO – Cecília Meireles
OLHA O BICHO! José Paulo Paes
PÉ DE PILÃO – Mário Quintana
PROSA: A TERRA DOS MENINOS PELADOS – Graciliano Ramos
A MULHER
QUE MATOU OS PEIXES – Clarice Lispector
O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE – Clarice Lispector
COMO NASCERAM AS ESTRELAS – Clarice
Lispector
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