terça-feira, 14 de novembro de 2017

FEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - RELATOS (IX)


Momentos de aprendizagem fora da sala de aulas (Arquivo JRS)


Retomo a publicar as ações de um grupo de professores na realidade do Litoral Norte Paulista, cujo resultado foi a Primeira Feira de Educação Ambiental, em 1993, na Escola “Capitão Deolindo”, em Ubatuba.

LITERATURA INFANTIL histórias de bichos – Meire Teles

               O trabalho aqui apresentado foi realizado com um grupo de crianças de terceira série da Escola da Divisa (Município de São Sebastião) e seu objetivo era propiciar a aproximação das crianças com os vários tipos de textos literários. A partir da recepção desses textos, foram desenvolvidas diversas atividades, que levavam sempre em conta a sensibilização para o que é específico da linguagem literária. É preciso que se diga que o curso foi dado em horário extra sala, uma vez por semana, durante aproximadamente três meses. O grupo era formado por vinte crianças provenientes de duas salas diferentes.  As atividades abrangiam a linguagem verbal, através da oralidade (debates, leituras, conversas e jogos de encenação) e da escrita (produção de textos) e a linguagem não verbal, através de figuras, desenhos e mímicas.
               A seleção de textos visava dar uma mostra das diversas possibilidades literárias: o conto de fadas, o conto maravilhoso, o poema e as fábulas. A música também foi utilizada e a escolha obedeceu ao critério temático. O tema que amarrava os textos era o mundo dos animais. Dentro desse mundo, o pássaro foi o mais trabalhado. Destacando-se no mundo animal como literatura, destaca-se no mundo das palavras pela forma incomum, pela beleza, pela musicalidade, pelo ritmo, pelo voo...
               Durante as descobertas foram discutidas questões como a relação do homem com o meio, tendo por base o respeito e a integração.

               “O menino é o pai do homem”

               Como professora de língua e literatura eu tenho preocupação especial com a leitura. Penso que o texto, e principalmente o texto literário, tem um importante papel a desempenhar na formação do homem, desde que entendamos que essa formação deva emancipá-lo enquanto sujeito, possibilitando-lhe autonomia e visão crítica do mundo em que vive, colocando-o, assim, em prontidão para, através da práxis, transformar a realidade. Para tanto, é essencial, desde cedo, a criança em contato com a literatura oral e escrita. O trabalho se deu a um tempo com o indivíduo e com o grupo: leitura, reflexão, debate, reflexão, ação, reflexão. A interdisciplinaridade tornou-se viável e a intertextualidade foi garantida pelo trabalho do professor que coordenou o projeto.
               As crianças da Divisa gostaram do curso e os resultados estão registrados em relatórios disponíveis aos interessados. Assim como nós, professores, merecemos muito mais do que ganhamos, eu acredito que as crianças e os jovens merecem muito mais do que livros didáticos. Está em nossas mãos propiciar-lhes o encontro com materiais mais ricos, assim como está em nossas mãos transformar a nossa atual condição.

Bibliografia:
Para professor COELHO, Betty – Contar histórias, uma arte sem idade.
                                      MEIRELES, Cecília – Problemas da Literatura Infantil

Para alunos

POESIA:       A ARCA DE NOÉ – Vinicius de Moraes
                      A TV DA BICHARADA – Sidônio Muralha
                      ISTO OU AQUILO – Cecília Meireles
                      OLHA O BICHO! José Paulo Paes
                      PÉ DE PILÃO – Mário Quintana

PROSA:        A TERRA DOS MENINOS PELADOS – Graciliano Ramos
                     A MULHER QUE MATOU OS PEIXES – Clarice Lispector
                     O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE – Clarice Lispector

                     COMO NASCERAM AS ESTRELAS – Clarice Lispector

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