Sabiá-laranjeira, ave-símbolo do Estado de São Paulo. De Ubatuba é o tangará. (Arquivo JRS) |
De repente, no Bairro do Sertão da Quina, dos filhos daqueles caiçaras que foram criados com ensopados de passarinhos, surge um grupo que, além de outras frentes de ação, também observa os pássaros: o PROMATA (Associação de Moradores para a Recuperação e Preservação da Mata Atlântica). Até os velhos caçadores vão sendo atraídos pela nova proposta de interação com a natureza!
No ano passado a minha prima Cláudia Félix nos apresentava:
Promata é uma associação de base comunitária, que se encontra em fase de formação e desenvolvimento, tendo como objetivo a promoção de atividades sustentáveis para a garantia da identidade cultural dos povos, do desenvolvimento socioeconômico e da preservação do meio ambiente. Buscando de forma conjunta a promoção e o resgate do etnoconhecimento (conhecimento nativo), etnoproteção (proteção tradicional do espaço socioeconômico e ambiental) através das atividades culturais, religiosas, históricas, gastronômicas, tradicionais e sócio ambientais, educacionais e de pesquisa.
De lá pra cá muita coisa aconteceu; muitos pássaros e outros seres foram fotografados, registrados e apresentados a espectadores do mundo por esse pessoal maravilhoso. É isso aí! O nosso lugar tem imagens estupendas! Os animais e os pássaros da Mata Atlântica precisam desse espaço e de uma nova consciência para continuarem embalando as suas e as nossas vidas!
Quer participar? A sede da PROMATA é na rua Manoel Gaspar dos Santos - Sertão da Quina, antigo posto de saúde.
Ah! Ela também está no facebook!
Ah! Ela também está no facebook!
Esperamos uma visita sua também!!! Beijos primo!!
ResponderExcluir